DG, filho de uma cidadã americana e um alemão, claro, tem passaporte dos dois países, pois, é meio alemão, meio americano!
De acordo com pesquisa censitária de 2018, mais de 44 milhões de norte-americanos, ou 15% da população dos Estados Unidos, autodeclararam-se como sendo de origem alemã. Esse número torna a ancestralidade alemã a mais numerosa no país remontando ao período colonial.
O Natal nos Estados Unidos seria irreconhecível sem as tradições que os imigrantes alemães levaram para os Estados Unidos. A árvore de Natal decorada e a figura do Papai Noel entregando presentes — marcas do Natal nos EUA — chegaram com as famílias alemãs e logo se espalharam para as casas americanas.
Alguns alemães estavam entre os primeiros imigrantes europeus a chegar no Novo Mundo, juntando-se aos ingleses em Jamestown, Virgínia, em 1608. Em busca de terra e liberdade religiosa no século 18, eles se estabeleceram primeiramente na Pensilvânia e em Nova York. Cerca de 8 milhões de alemães imigraram para os EUA entre 1820 e 1870. Em sua maioria, eles se estabeleceram nos estados setentrionais do Meio-Oeste de Dakota do Sul, Minnesota e Wisconsin.
Os germanos-americanos contribuíram para o desenvolvimento dos Estados Unidos de diversas e profundas maneiras. Por exemplo, John Roebling, imigrante e engenheiro alemão, construiu a famosa e bela Ponte do Brooklyn em Nova York, que foi inaugurada em 1883.
Os germanos-americanos também fundaram muitas empresas americanas de muito sucesso, veja:
• William Boeing, cujos pais imigraram para os EUA em 1868, fundou a Aero Products Company em 1916. Ele mudou o nome da empresa para Boeing Airplane Company em 1917. Hoje, a Boeing é a maior empresa aeroespacial do mundo.
• Levi Strauss chegou aos EUA em 1847 e, em 1853, fundou, em São Francisco, a Levi Strauss & Company, a primeira empresa a fabricar calças jeans. Os jeans da Levi’s são famosos em todo o mundo.
• Heinrich Engelhard Steinweg imigrou para Nova York com sua esposa e oito filhos em 1850. Ele americanizou seu nome para Henry Steinway e fundou a fábrica de pianos Steinway & Sons em 1853. Hoje, os clássicos pianos Steinway podem ser encontrados em quase todas as salas de concertos ao redor do mundo.
• Frederick Edward John Miller, experiente fabricante de cerveja, fundou em 1855 a cervejaria Miller Brewing Company, na cidade de Milwaukee, estado americano do Wisconsin.
• Pabst Brewing Company é uma empresa americana que remonta suas origens à antiga Best Brewing Company, empresa cervejeira fundada em 1844 em Milwaukee por Jacob Best e renomeada em 1889, por Frederick Pabst. O respeito aos mais de 175 anos de tradição cervejeira aliado ao poder da marca nas últimas décadas a transformaram em um ícone americano.
Fonte: https://share.america.gov/pt-br/german-influence-helped-shape-america/
Imagem: David Garrett FB
https://www.facebook.com/photo?fbid=10154654914213705&set=pb.100044182402053.-2207520000..
Nenhum comentário:
Postar um comentário