A música e a linguagem estão ligadas por laços de afinidade e mantêm uma relação simbiótica: música e texto, melodia e palavra, som musical e som da palavra. Ambas são capazes de gerar um sem número de sequências novas e originais, uma vastidão de frases ou melodias distintas, partilhando comportamentos e características. Na música: sintaxe, semântica e estilo; na linguagem: fonologia, sintaxe e semântica. Da união de música e linguagem, entoação e discurso, surgem canções, composições da expressividade musical e da força de palavras em forma de poemas.
Música e poemas são duas artes que vivem do som, da articulação, da expressão... Com valor em si mesmas e não necessitando uma da outra para subsistir, os seus caminhos cruzam-se no universo fascinante das canções. A música recebe mais um componente que a valoriza; o texto recebe uma nova roupagem e o resultado final é sempre enriquecido.
Quando interpreta uma canção, DG consegue realizar uma proeza, substituindo a voz que canta o poema, pela voz de seu violino e faz isto com tanta maestria, criatividade e frescor, que nos dá a sensação de estarmos ouvindo algo totalmente novo, deliciosamente encantador e se precisarmos da letra, nós mesmos cantamos!
Fonte: Música e Poesia
http://www.ipv.pt/forumedia/6/13.pdf
Imagem DG na web sem crédito
Imagem bilhete: David Garrett FB
https://www.facebook.com/146561723704/photos/pb.100044182402053.-2207520000../10151242537758705/?type=3
#davidgarrett #melodia #palavra #canção #song #melody #entrenotas
(Caros fãs, gostaria de agradecer seu apoio este ano de todo o coração. Sem o seu amor e confiança, não teria tido forças para realizar todos os meus projetos. Muito obrigado! Desejo a todos um Feliz Natal e um ótimo início de 2013. Estou com vocês em meus pensamentos e coração e, sobretudo, com a minha primeira língua, a música. Tudo de bom! Seu David)
Nenhum comentário:
Postar um comentário