Grieg (15/6/1843 – 4/9/1907) é considerado um dos principais compositores da era romântica, e sua música faz parte do repertório clássico padrão em todo o mundo. Seu uso e desenvolvimento da música folclórica norueguesa em suas próprias composições trouxe a música da Noruega para a consciência internacional, bem como ajudou a desenvolver uma identidade nacional.
Aos 15 anos começou seus estudos no conservatório de Leipzig, na Alemanha, onde foi aluno do famoso professor Ignaz Mosheles. Em 1870, Grieg viajou para Roma e na capital italiana conheceu o compositor Franz Liszt que ficou admirado com a beleza de seu primeiro concerto para piano e orquestra. Liszt incentivou Grieg a continuar sua carreira como compositor.
O ponto culminante na carreira de Grieg foi a estreia, em 1876, da obra intitulada “Peer Gynt”, cujo movimento de abertura "Manhã", é uma das peças mais interpretadas de Grieg e também uma das mais frequentes no repertório de concertos. O sucesso imediato dessa obra musical consagrou Grieg como o mais importante compositor da Noruega.
Grieg é a pessoa mais célebre da cidade de Bergen/Noruega, com inúmeras estátuas representando sua imagem e muitas entidades culturais com seu nome: o maior prédio de concertos da cidade ( Grieg Hall), sua escola de música mais avançada ( Grieg Academy ) e seu coro profissional (Edvard Grieg Kor). O Museu Edvard Grieg na antiga casa de Grieg, Troldhaugen, é dedicado ao seu legado.
DG escolheu duas composições de Edvard Grieg para interpretar: “Sonate c-Moll, op. 45” (Solo e Música de Câmara) e "In the Hall of the Mountain King" from "Peer Gynt" (Crossover)
Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Edvard_Grieg
http://www.cte.uerj.br/programa-radio-uerj/classicos-para-todos-programa-radio-uerj/edvard-grieg-o-mais-importante-compositor-da-noruega/
Imagem Grieg:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c0/Edvard_Grieg_%281888%29_by_Elliot_and_Fry_-_02.jpg
Imagem DG: spo*keo
Nenhum comentário:
Postar um comentário