Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Richard Georg Strauss eas sutilezas da orquestração!


Richard Georg Strauss (11/6/1864 – 8/9/1949) foi um compositor, maestro, pianista e violinista alemão. Strauss estudou violino e harpa quando era criança e, com menos de dez anos de idade, já havia escrito uma serenata para instrumento de sopro. 

Considerado um dos principais compositores do final do período romântico e do início da modernidade, ele foi descrito como o sucessor de Richard Wagner e Franz Liszt. Junto com Gustav Mahler, ele representa o florescimento tardio do Romantismo alemão, no qual as sutilezas pioneiras da orquestração são combinadas com um estilo harmônico avançado. 

A produção composicional de Strauss começou em 1870 quando ele tinha apenas seis anos e durou até sua morte, quase oitenta anos depois. Embora sua produção de obras englobe quase todos os tipos de formas composicionais clássicas, Strauss alcançou seu maior sucesso com poemas e óperas tonais. 

Entre 1886 e 1898 ele escreveu importantes obras do gênero, inspiradas quase sempre em obras literárias. É o caso de “Don Juan”, “Morte e Transfiguração”, “Don Quixote”, e a famosíssima “Assim Falou Zaratustra”, sua obra mais popular. 

Em 1898, estreou na Ópera de Berlim, da qual passou a ser diretor musical em 1908. Dirigiu a Ópera de Viena de 1919 a 1924, em colaboração com Franz Schalk. Apresentou também diversos concertos no exterior como maestro convidado. Durante o regime nazista, entre 1933 e 1935, foi diretor honorário do Departamento de Música do Reich. 

“Also sprach Zarathustra”, interpretado por DG em seu repertório Crossover, é um poema sinfônico composto em 1896 por Richard Strauss, inspirado no tratado filosófico de mesmo nome escrito por Friedrich Nietzsche. O próprio compositor conduziu a primeira performance na cidade de Frankfurt am Main. A peça tem duração aproximada de meia hora. Sua introdução tornou-se mundialmente conhecida por ter sido usada como tema musical no filme 2001: A Space Odyssey, criação de Arthur C. Clarke e Stanley Kubrick, de 1968. 

Fontes: https://radios.ebc.com.br/caderno-de-musica/2019/09/especial-70-anos-sem-richard-strauss-no-caderno-de-musica
https://en.wikipedia.org/wiki/Richard_Strauss Imagem Strauss: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c8/Max_Liebermann_Bildnis_Richard_Strauss.jpg 
Imagem DG sem crédito na web

Nenhum comentário:

Postar um comentário