Adolphe Charles Adam (24/7/1803 – 3/5/1856) foi um compositor e crítico musical francês. Um prolífico compositor de óperas e balés, mais conhecido hoje por Giselle (1841 - uma peça romântica que permanece no repertório de qualquer companhia de dança clássica que se preze) e Le corsaire (1856, sua última obra); além de suas óperas “Le postillon de Lonjumeau” (1836), “Le toréador’]” (1849) e “Si j ' étais roi” (1852) e sua canção de Natal “Minuit, chrétiens!” (1844), mais tarde definida com diferentes letras em inglês e amplamente cantada como "O Holy Night" (1847).
Adam foi um professor notável, que ensinou Delibes e outros compositores influentes, colocando-se em um papel de liderança para gerar interação pública e comunicação de valores tradicionais por meio de suas óperas dramáticas e balés. Esta foi uma forma única de educação pública de esclarecimento de valores. Adam esteve no centro da vida musical parisiense por quase um quarto de século, sendo um compositor romântico por excelência, que o atrai quando você olha e ouve com atenção sua música graciosa, sempre adequada a um propósito e muito bem cuidada!
DG incluiu em seu repertório oficial Crossover "O Holy Night", interpretada com a doçura própria de um romântico, que certamente agradaria o mestre!
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Adolphe_Charles_Adam
https://www.classical-music.com/composers/adolphe-adam/
Imagem Adam: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Adolphe_Adam.jpg
Imagem DG: corte do original de Andreas Tischler
P.S. Lembramos os compositores interpretados por DG na ocasião de seus aniversários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário