Poucas obras da música do século XX alcançaram o sucesso global de “Carmina Burana”, a cantata que o alemão Carl Orff (10/7/1895 – 29/3/1982) criou em meados dos anos 30 a partir de 24 poemas medievais. Nesta peça, segundo o maestro Daniel Harging, Orff combinou uma linguagem musical "que tem ecos de outros tempos" com "uma arrumação que é muito moderna e fácil de assimilar", criando "uma espécie de linguagem musical inteligente e muito manipuladora ao mesmo tempo".
Carl Orff nasceu em Munique Começou a estudar piano aos cinco anos, sob a orientação da sua mãe. Os seus estudos musicais foram feitos na Akademie der Tonkunst, em Munique.Em 1924 funda, juntamente com Dorothea Gunther, uma escola de Dança, Movimento e Música. Desde 1936 foi professor de música em Munique, desafiando corajosamente os nazistas, chegando a zombar de Hitler na pequena ópera Astutuli, que a censura não compreendeu. Dedicou-se à música de uso comum (danças e coros populares), escrevendo ainda obras teóricas (Hindemith).
Carl Orff ficou conhecido do grande público devido à autoria de Carmina Burana e outras obras musicais de grande impacto e polémica, mas, fez do centro de educação musical para crianças e amadores o grande projeto da sua vida. O centro foi criado em 1925 e foi o principal alvo de dedicação e orgulho de Carl Orff até o dia da sua morte.
Carl Orff criou o chamado "Método Carl Orff" para o ensino da música, que leva as crianças a expressarem-se por instrumentos de percussão, fazendo ruídos muitos simples de início, passando depois a "explosões", que vão sendo cada vez mais elaboradas. Este jogo conduz rapidamente à associação de gestos e ritmos simples que mais tarde serão aglomerados em grupos, antes que as crianças tenham a menor noção de como ler ou escrever música.
Infelizmente, a obra completa de Orff ainda é pouco conhecida, mas certamente chegará o tempo que mudará este status.
Claro que “O Fortuna-Camina Burana”, não ficaria de fora do repertório Crossover de DG!
Fontes:
https://magiadamusica.webnode.pt/carl-orff/
https://www.dn.pt/artes/musica/a-obra-de-carl-orff-que-resiste-ao-tempo-1682056.html
Imagem Carl Orff sem crédito na web
Imagem DG sem crédito na web
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=xWJ8C3PcGDY
P.S. Fazemos uma justa homenagem aos compositores que fazem parte do repertório oficial de DG, na data de seu aniversário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário