Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sexta-feira, 16 de julho de 2021

Eugène Ysaÿe: som incrivelmente belo, cativante, flexível!


Eugène Ysaÿe (16/7/1858 - 12/5/1931) foi, sem dúvida, um dos violinistas mais importantes e destacados de sua época, além de compositor e maestro. Nascido em Liège/Bélgica ele recebeu suas instruções iniciais de violino de seu pai aos 4 anos de idade. Aos 7 anos, ele começou seus estudos com Désiré Heynberg no Conservatório de Liège, progrediu rapidamente e, depois de ganhar alguns prêmios no Conservatório, recebeu uma bolsa para estudar com Henryk Wieniawski em Bruxelas e, posteriormente, com Henry Vieuxtempsem Paris.

Ysaÿe conheceu Franz Liszt em uma conferência em Zurique em 1883 e, no impulso do momento, decidiu tentar a sorte em Paris como um virtuose, comunicando ao pai: “Você quer que eu volte para Bilse? Você deseja que eu me alugue a seiscentos marcos por mês para um público ideal? Vamos! Vou deixar isso para outros! Sinto que nasci para ter um nome, um grande nome. Eu terei um, eu desejo, e seria cruel da sua parte me impedir de seguir o impulso de meus pensamentos e minha natureza." Os instintos de Ysaÿe estavam certamente corretos quando ele tomou Paris de assalto. Suas primeiras apresentações nos Concertos Colonne tiveram um sucesso triunfal e ele conviveu com os principais compositores de Paris.

Suas apresentações exerceram uma influência decisiva no violino francês da época. Em 1886, Ysaÿe fez seu retorno triunfante a Bruxelas. Ysaÿe comandava as mais famosas salas de concerto e seu incrível talento era reconhecido universalmente, ostentando uma das técnicas mais imaculadas de seu tempo e uma pegada de arco pouco ortodoxa. Na virada do século, Ysaÿe era considerado “O Rei do Violino”. Ele havia trocado o velho estilo por uma combinação de técnica rigorosa e som poderoso com liberdade criativa por parte do intérprete. Seu estilo de toque era descrito como heróico, mas ele era igualmente convincente na expressão de sentimentos de delicadeza e ternura requintada. O mais notável foi um som “incrivelmente belo”, cativante e flexível, conhecido por sua elasticidade que nunca distorceu a linha melódica.

Ysaÿe nunca recebeu instrução formal em composição, mas mesmo assim escreveu várias obras para violino e orquestra, composições orquestrais e música de câmara. Em suas composições maduras, Ysaÿe levou a harmonia aos extremos da tonalidade, sem, contudo, se afastar do lirismo, elemento primordial de todas as suas obras.

No repertório oficial de DG, Solo e Música de Câmara, está relacionada a  Sonata nº 3, op. 27 de Ysaÿe.

Fonte: Resumo do texto de Georg Predota
https://interlude.hk/eugene-ysaye-violinist-and-composer/
imagens sem crédito na web

Nenhum comentário:

Postar um comentário