Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Gustav Mahler, seu legado viverá para sempre!


Gustav 
(7/7/1860 – 18/5/1911) foi um compositor romântico austro-boêmio e um dos principais maestros de sua geração. Como compositor, ele atuou como uma ponte entre a tradição austro-alemã do século XIX e o modernismo do início do século XX.

Certa vez, Mahler comentou: "O tempo da minha música ainda está por vir". Uma profecia que se cumpriu, sem dúvida. Porém, o compositor, condenado a viver à sombra da própria fama como regente, não podia ter ideia dos percalços pelos quais sua obra ainda passaria até o boom mahleriano da década de 1960.

Em vida, Mahler foi acusado de epígono de Richard Wagner e Anton Bruckner, sua música tachada de decadente, vulgar, megalômana, entre outros adjetivos. Ele próprio se definia como "um anacrônico"; para o celebrado colega Richard Strauss, era um "sonhador alheio ao mundo". Após sua morte, essa obra "difícil", cujo virtuosismo e integridade artística intimidam, ficou basicamente esquecida.

Enquanto em vida seu status como regente foi estabelecido sem dúvida, sua própria música ganhou grande popularidade somente após períodos de relativa negligência, que incluíram a proibição de sua apresentação em grande parte da Europa durante a era nazista. Depois de 1945, suas composições foram redescobertas por uma nova geração de ouvintes; Mahler então se tornou um dos compositores mais tocados e gravados, posição que manteve até o século XXI. Em 2016, uma pesquisa da BBC Music Magazine com 151 maestros classificou três de suas sinfonias nas dez melhores sinfonias de todos os tempos.

A música de Mahler é impregnada de romantismo, mas possui novas tendências. Suas composições seguem a linha de Anton Bruckner e Beethoven. Autor quase exclusivo de “lieder” e sinfonias, suas canções orquestrais inspiraram-se em textos de Friedrich Rückert, em seus próprios versos e em textos extraídos para Des Knaben Wunderhorn. Compôs dez sinfonias: obras longas, cada uma com cerca de uma hora e meia de duração, escritas para grandes orquestras, coros e solistas vocais.

Mahler 5 – Adagio está na lista de músicas crossover do repertório oficial de DG.

Fontes: https://www.dw.com/pt-br/gustav-mahler-aos-150-anos-mais-popular-do-que-nunca/a-5766485
https://en.wikipedia.org/wiki/Gustav_Mahler
Imagem Mahler:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gustav_Mahler#/media/Ficheiro:Gustav_Mahler_1909.jpg
Imagem DG: sem crédito
P.S. Fazemos uma justa homenagem aos compositores que fazem parte do repertório oficial de DG, na data de seu aniversário. #davidgarrett #gustavmahler #musico #romantico #entrenotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário