Maestro, compositor e pianista, educador, escritor, humanitário, Bernstein - 25/8/1918 – 14/10/1990 - foi um músico prodigiosamente talentoso e bem-sucedido da história norte-americana, o primeiro regente estadunidense a receber reconhecimento mundial. Foi diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Nova York de 1958 a 1969.
Como compositor, escreveu em vários estilos, incluindo música sinfônica e orquestral, balé, música para cinema e teatro, obras corais, ópera, música de câmara e obras para piano. Sua obra mais conhecida é a Broadway musical West Side Story, ganhador de dez Oscars, entre eles o de melhor trilha sonora.
Bernstein foi o primeiro maestro a compartilhar e explorar a música na televisão com um grande público. Por meio de dezenas de transmissões nacionais e internacionais, incluindo o Emmy Award - Concerto para Jovens com a Filarmônica de Nova York , ele transformou até os elementos mais rigorosos da música clássica em uma aventura na qual todos pudessem participar. Através de seus esforços educacionais, incluindo vários livros e a criação de dois grandes festivais internacionais de música, ele influenciou várias gerações de jovens músicos.
Um humanitário ao longo da vida, Bernstein trabalhou em apoio aos direitos civis ; protestou contra a Guerra do Vietnã ; defendeu o desarmamento nuclear; arrecadou dinheiro para pesquisa e conscientização sobre HIV / AIDS; engajou-se em várias iniciativas internacionais para os direitos humanos e a paz mundial.
Perto do fim de sua vida, ele regeu uma apresentação histórica da Sinfonia No. 9 de Beethoven em Berlim para celebrar a queda do Muro de Berlim . O show foi televisionado ao vivo, em todo o mundo, no dia de Natal de 1989.
“Somewhere”, consta do repertório oficial Crossover de DG!
Fonte/Imagem Bernstein: https://en.wikipedia.org/wiki/Leonard_Bernstein
Imagem DG: Thomas Sabo Advertsing
#davidgarrett #bernstein #composer #westsidestory #somewhere #entrenotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário