Popularmente a terminologia maestro é empregada para o regente tal como para um músico de notório saber, quando sua obra atinge tamanho valor que o emprego da palavra Maestro sacramenta uma carreira brilhante.
Entretanto, ser efetivamente um maestro/regente e ter a carreira reconhecida como exponencial, ser referência no que faz, é algo que leva décadas para ser alcançado.
A regência musical é a atividade através da qual se pode coordenar, dirigir e liderar as atividades musicais realizadas em grupo, para que apresentem coesão e coerência em sua manifestação.
Para ser um regente é preciso uma boa formação superior em um instrumento, um bacharelado de cinco anos. A graduação em regência possui cinco anos de duração. Somados os períodos podemos calcular 10 anos para obter formação em regência, que ainda são acrescidos de mestrado e doutorado, que permitem a especialização em determinado repertório, em determinado estilo, em determinado autor.
O tempo que leva para formar um regente influenciará diretamente no valor do título de maestro como referência de saber.
Fonte: https://souzalima.com.br/blog/quantos-anos-leva-para-ser-maestro/
Imagem: Ronny Barthel
Nenhum comentário:
Postar um comentário