Algumas pessoas falam com si mesmas o dia todo; outras têm mentes silenciosas. Algumas formam imagens mentais vívidas; em outras, o olho da mente é cego. Faz poucas décadas que os psicólogos criaram ferramentas para investigar nosso fluxo de consciência
A voz: Usa frases dentro da própria cabeça para guiar nossas ações (“Vou fechar a janela, começou a chover, caramba, que cheiro é esse, tinha algo no forno…”) não é algo tão comum quanto as cabeças mais falantes imaginam. 90% das pessoas relatam ter pensamentos verbais em algum momento, mas em só 17% essa é a forma de pensamento dominante.
O psicólogo americano Russ Hurlburt, da Universidade de Nevada, gerou esses dados após décadas empregando e aperfeiçoando um método para acessar o pensamento alheio chamado DES – sigla em inglês para “amostragem de descrições das experiências”.
As imagens: No espectro de pensamentos possíveis, há o grupo dos afantásicos. São pessoas com o olho da mente cego; incapazes de conjurar imagens ou assistir a um filminho dentro da própria cabeça. A afantasia não é um problema. É mais preciso descrevê-la como uma particularidade; um software mental que algumas pessoas têm e outras não.
Também há pessoas que são o completo oposto: os hiperfantásicos, cujos filminhos mentais lembram alucinações de tão vívidos. Estima-se que 0,7% da população seja afantásica e 2,6%, hiperfantásica. A maioria está em algum ponto entre os dois extremos.
A consciência: Nossa mente não é feita só de coisas que podemos ver ou nomear. O esforço de explicar o que se passa na nossa cabeça – e não conseguir – é um velho conhecido da civilização. Se livros, músicas e quadros continuam sendo escritos, compostos e pintados, é porque cada um de nós sabe que não existe uma sequência de palavras, sons ou imagens capaz de descrever exatamente o que sentimos. O mistério do que acontece dentro das nossas mentes é desconfortável – mas também a força por trás das coisas mais bonitas que fazemos.
Como pensará DG? Apenas com palavras? Com imagens? Meio a meio? 30% - 70%?
Fonte: Resumo do Texto de Bruno Vaiano/SuperInteressante ed.429-jul/2021
https://super.abril.com.br/ciencia/do-que-e-feito-o-pensamento-a-ciencia-por-tras-da-voz-na-sua-cabeca/
Imagem sem crédito
Teste: https://buzzfeed.com.br/quiz/este-teste-dira-o-quanto-voce-pensa-com-imagens
Imagem sem crtédito
#davidgarrett #consciencia #palavras #imagens #pensamento #entrenotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário