Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

domingo, 26 de setembro de 2021

George Gershwin: Ícone Americano une Jazz e Erudito!


É possível que mesmo os grandes conhecedores de música jamais tenham ouvido falar de Jacob Gershovitz. Mas com certeza saberão quem foi George Gershwin. George, nasceu Jacob Gershovitz (23/9/1898 – 11/7/1937), em Nova York, sendo segundo filho do casal de imigrantes russos Moritz Gershovitz e Rosa Brushkin.

Como muitos estrangeiros naquela época, acabaram americanizando seus nomes para facilitar a vida nos Estados Unidos. Moritz e Rosa passaram então a ser conhecidos, respectivamente, como Morris e Rose. O primogênito, Israel, tornou-se Ira. E foi assim que Jacob Gershovitz virou George Gershwin.

George foi um compositor americano que escreveu a maioria de seus trabalhos em colaboração com seu irmão mais velho, o letrista Ira Gershwin, compondo tanto para a Broadway e Hollywood, quanto para concertos clássicos.

Gershwin sempre se mostrou um homem otimista, mas nunca poderia imaginar que em tão pouco tempo de trabalho se tornaria rico e famoso. A surpresa veio em 1919 quando compôs seu grande sucesso, “Swanee”. Milhares de partituras e gravações foram vendidas, fazendo seu nome ser divulgado por toda a América.

Apesar do sucesso, sofreu severas críticas por inventar um estilo musical totalmente revolucionário, misturando as formas clássicas ao jazz. Mesmo assim faria uma conquista atrás da outra. Em parceria com o irmão Ira, compôs inúmeras obras para musicais da Broadway, como La La Lucile (1919), Lady be Good (1924) e Funny Face (1927).

Graças a um convite feito pelo célebre maestro Paul Whiteman, em 1924, Gershiwn produziu sua obra-prima. A proposta era a de produzir uma grande peça de jazz sinfônico. A principio, Gershwin temeu tamanha responsabilidade, mas, com o incentivo do irmão, acabou aceitando o trabalho. Daí nasceria a famosa Rhapsody in Blue.

Na estréia do espetáculo, estavam na platéia nomes ilustres como Stravinsky, Rachmaninov e Leopold Stokowski. O sucesso foi tamanho que o nome de George Gershwin entrou, definitivamente, para a história artística dos Estados Unidos. Porém, seu mais audacioso projeto aconteceu em 1935, com a montagem da ópera Porgy and Bess, que se tornou a maior ópera americana de todos os tempos.

O sucesso aumentava a cada dia, quando Gershiwn, com 39 anos incompletos, percebeu que algo estava errado com a sua saúde. Os médicos detectaram um tumor no cérebro em estado avançado. George Gershwin morreu ao lado do irmão, em Hollywood, Califórnia.

Como qualquer mortal, DG também não ficou imune à sedução das musicas de Gershwin e fez um arranjo especial para seu violino cantar “Summertime”!

Fonte: https://musicaclassica.folha.com.br/cds/24/biografia-2.html
Imagem Gershiwn: https://onceuponascreen.files.wordpress.com/2013/09/george-gershwin.jpeg
Imagem DG: https://www.facebook.com/146561723704/photos/pb.100044182402053.-2207520000../10154548949723705/?type=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário