RIFF quatro letras que sintetizam perfeitamente aquilo que descrevem! Mas podemos tentar explicar com um repertório de jargões: base, frase, acordes de fundo, linha de guitarra, "batida" da guitarra, palhetada etc. O melhor mesmo para explicar um riff é cantarolar dããããã, dããããããããã, dãããããããããããã, seu interlocutor entenderá e saberá identificar imediatamente.
Na verdade, a origem da palavra riff é atribuída a músicos de jazz, em torno de 1917, com registros oficiais a partir de 1935. Eles usavam o termo para se referir a combinações de sons legais que se repetiam ciclicamente, uma progressão de acordes, intervalos ou notas musicais, que são repetidas no contexto de uma música, formando a base ou acompanhamento e se prestam muito bem a um pequeno duelo entre instrumentos.
Ora, violino e guitarra tem muito em comum. A guitarra é o instrumento virtuoso no contexto do rock and roll, enquanto no mundo clássico o violino é o virtuoso. Assim, os dois simplesmente se complementam, principalmente quando invertem seus papéis.
DG parece gostar muito desse tipo de duelo, divertindo-se quando a guitarra executa um riff... então, os instrumentos podem disparar, desafiando-se a tocar cada vez mais rápido. Uma pequena competição, muito legal entre dois músicos!
Fonte: https://whiplash.net/materias/curiosidades/108983.html
Imagem: EntreNotas/Unlimited/QM2 – out/2019
#davidgarrett #riff #duel #duelo #entrenotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário