Giuseppe Domenico Scarlatti (26/10/1685 - 2/07/1757) foi um compositor e organista italiano de cuja obra DG escolheu Sonata in F Minor K466 para incluir em seu repertório oficial crossover.
Apenas uma fração das composições de Scarlatti foi publicada durante sua vida. Parece que o próprio Scarlatti supervisionou a publicação, em 1738, de sua coleção mais famosa, um livro de 30 Esercizi ("Exercícios") que foram aclamados em toda a Europa com o apoio irrestrito do mais proeminente escritor sobre música do século XVIII, o Dr. Charles Burney.
As muitas sonatas não publicadas durante a vida de Scarlatti foram impressas de forma irregular ao longo dos dois séculos e meio seguintes. Apesar disso, Scarlatti atraiu a atenção de admiradores notáveis inclusive Chopin, Brahms, Bartók, Heinrich Schenker e Vladimir Horowitz. Particularmente a escola russa de piano tem sido apoiadora/divulgadora de suas sonatas.
Scarlatti compôs cerca de quinhentas sonatas para o teclado, geralmente de um único movimento, na forma binária. A moderna técnica do piano deve muito à sua influência. Algumas possuem uma audácia harmônica tanto no uso de dissonâncias ou aglomerados de acordes, no uso audacioso de modulações não convencionais e tonalidades remotas. Scarlatti também foi pioneiro no domínio do ritmo e da sintaxe musical: síncopes e ritmos cruzados são comuns em sua música.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Domenico_Scarlatti
Imagem Scarlatti:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a7/DomenicoScarlatti2.jpg
Imagem DG sem crédito
Nenhum comentário:
Postar um comentário