O tempo do Advento é para todos os cristãos, momento de forte mergulho na liturgia e na mística. É tempo de espera e esperança! O tempo do Advento inicia-se quatro domingos antes do Natal e termina em 24 de Dezembro, desembocando na comemoração do nascimento de Cristo.
É neste clima de expectativa da “chegada” que se vivencia um dos mais significativos momentos litúrgicos da Igreja, a celebração do Natal que festeja o nascimento do menino Jesus em Belém. Mas antes disso, durante os quatro domingos que antecedem a comemoração da vinda do Filho de Deus entre os homens, a liturgia convida os fiéis a se prepararem. O tempo litúrgico do Advento é cheio de simbolismos marcados na Coroa do Advento.
A Coroa do Advento é feita de galhos e folhas sempre verdes entrelaçados, formando um círculo, no qual são colocadas 4 grandes velas representando as 4 semanas do Advento, podendo ainda ter uma vela branca no centro, simbolizando Cristo, como centro de tudo que existe.
Círculo: não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar.
Ramos verdes: Os ramos mesmo cortados permanecem verdes por semanas: comunicam a esperança, uma esperança que leva a perseverança.
Fita vermelha: A cor vermelha na tradição litúrgica está ligada à cor do fogo e do sangue. Simboliza a cor da vida, do amor e ao mesmo tempo do derramamento do sangue, sacrifício.
As bolas simbolizam os frutos do Espírito Santo que brotam no coração de cada cristão.
Quatro velas: Uma vela para cada domingo que antecede ao dia 25 de dezembro. As velas da coroa são acesas (a cada domingo mais uma), para iluminar a vigília do Advento, a preparação para vinda da luz ao mundo. As cores das velas do Advento são: Verde, Roxa, Rosa e Branca, podendo também serem adotadas velas com as seguintes cores: Roxa, Vermelha, Rosa e Verde ou Roxa, Roxa, Roxa e Rosa, as cores mais comuns.
Essa é uma tradição que DG aprendeu com sua família e mantém em seu lar!
Fontes:
https://domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=697139
https://catedralsaocarlos.com.br/simbolos-do-advento/
davidgarrettinsta: https://www.instagram.com/p/BruOIyAAzEQ/
Em Portugal não existem essas cores. São cremes da cor da cera reciclada e a branca.
ResponderExcluirFM
Cada lugar om seu modo peculiar!
Excluir