Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

A Teoria Musical organiza a intuição!


DG percebeu logo cedo que queria da música muito mais que simplesmente interpretá-la e para isso precisava aprender muito mais sobre Teoria Musical ou seja a linguagem da música!

Observando os grandes músicos fazendo arranjos criativos, ele deve ter se sentido motivado a ampliar seus conhecimentos. Afinal, qualquer músico nato quer saber improvisar com segurança sobre qualquer harmonia, quer saber arranjar músicas, inovar, modificar os acordes, brincar com as escalas, fazer solos inovadores. Deu no que deu, ele deixou muitas coisas para trás para se dedicar a ampliar seu conhecimento.

Ora, teoria musical é o estudo de toda a estrutura ou sistema que forma a música nos aspectos de melodia, harmonia e ritmo, incluindo os métodos destinados a analisar, classificar, compor e compreender música e precisa ser ensinada cronologicamente, pois alguns conhecimentos são pré-requisitos para assuntos mais avançados.

Assim, inicialmente são estudadas as noções de Acústica (Som e Ruído, Série Harmônica), Propriedades do Som, Notas Musicais e Acidentes e Cifrado universal. Em seguida, tudo sobre Intervalos, Acordes e Escalas. Aprendamos Harmonia Básica, já entrando em Escrita de Partitura, Grafia Musical e Partitura de Acorde.

Em seguida vem um curso completo de Harmonia Funcional, onde serão estudadas as funções dos acordes, como substituir acordes em uma música, como criar linhas de baixo interessantes, técnicas de rearmonização e muito mais. Conjuntamente são estudadas as Escalas Simétricas e os modos gerados pelas Escalas Tonais.

A partir da Harmonia aprendemos Improvisação e conceitos como: utilização de Escalas sobre Acordes, construir frases, uso de padrões melódicos; aproximações cromáticas ou diatônicas; caracterizar estilos e muito mais.

Na verdade, para um músico nato aprender Teoria Musical é organizar a intuição transformando-a em MÚSICA e esses são os primeiros passos.

Fonte: Texto de Paulo Brito
https://www.voice.art.br/post/teoria-musical-dicas-para-estudar-e-aprender-com-facilidade
Imagem sem crédito

Um comentário:

  1. Pelo visto, o estudo aprofundado da música é para poucos e DG se jogou de cabeça, aproveitando todos os ensinamentos dos professores de Juilliard! Percebeu com humildade que, mesmo sendo um instrumentista acima da média, precisava avançar um pouco mais pra se sentir seguro, e fazer realizar seu sonho sem barreiras! E ainda muito jovem, acertou na decisão!

    ResponderExcluir