Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

terça-feira, 2 de novembro de 2021

Bachianas Brasileiras!

 
  DG é um profundo conhecedor de Johann Sebastian Bach, mas será que já ouviu e conhece um pouco as “Bachianas Brasileiras”, composições neobarrocas/neoclássicas de linguagem melódica particularmente singular, que adaptou o espírito da música de Bach à diversa realidade musical brasileira, criando um novo gênero que dialoga perfeitamente com as suítes?

As Bachianas Brasileiras constituem uma das mais famosas séries de composição do célebre artista brasileiro da música erudita Heitor Villa-Lobos. São nove peças de escritas entre 1930 e 1945, que revelam o aspecto de alta intensidade na inovação musical que foi tão característico do compositor. Nessas suítes, escritas para formações diversas, Villa-Lobos fundiu material folclórico brasileiro (em especial a música caipira) à forma técnica composicional do estilo de Bach, seu compositor preferido, gerando assim o termo “Bachianas Brasileiras”.

Cada uma das nove Bachianas volta-se para uma formação instrumental diversificada, predominando de modo geral o tratamento sinfônico. Todos os 29 movimentos que compõem as nove peças receberam dois títulos: um bachiano e outro brasileiro. São trechos famosos de Bachianas a Tocata (O Trenzinho do Caipira), quarto movimento da n° 2; a Ária (Cantilena), que abre a de n° 5; e o Prelúdio (Introdução), o Coral (O Canto do Sertão) e a Dança (Miudinho), todos na n° 4.

Vale conhecer!

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bachianas_brasileiras
Ouça: https://open.spotify.com/album/4VlrcNoa6YF2mwEyDlpj2G
Imagens sem crédito #davidgarrett #bachianasbrasileiras #villalobos #entrenotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário