Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

César Franck impactou gerações que ainda viriam!


César Auguste Jean Guillaume Hubert Franck (Liège 10/12/1822 – 8/11/1890) é hoje considerado um dos principais compositores da segunda metade do século 19. Inserido num momento de virada do romantismo para o pós-romantismo, suas composições acompanharam as rápidas mudanças pelas quais passavam a Europa e contribuíram para uma espécie de "renascimento" da música instrumental na França, onde trabalhou em toda sua vida adulta. Mas, Cesar não desfrutou de seu reconhecimento em vida, colecionando diversos fracassos ao longo de sua existência, passando a ter um certo reconhecimento no fim da jornada.

Franck estudou para tornar-se um grande pianista, mas logo se deu conta que sua grande vocação era o órgão. Começa a compor a partir de 1870, escrevendo um grande número de obras sacras, como o oratório Les beatitudes de 1879, e diversos poemas sinfônicos como Le chausseur maudit (1882) e Psyché (1888). No campo da música de câmera teve obras destacadas como o Quinteto para piano (1879), Prelúdio, Coral e Fuga para piano (1884), a Sonata para Violino (1886) e o Quarteto de Cordas (1889).

Franck, influenciado por Berlioz e Wagner, é considerado o criador da escola de órgão francesa moderna pela renovação das formas clássicas, pelo emprego da "forma cíclica" na sonata e na sinfonia e pelo cromatismo musical. Os temas das suas obras alternam entre um atmosfera mística e melancólica e uma atmosfera dramática e emocional, como se constata em várias das suas peças. O seu trabalho, apesar de não ter sido reconhecido durante a sua vida pelo público, teve um grande impacto na futura geração de compositores, como d'Indy, Duparc, Debussy, Fauré, Liszt, Ravel e Chausson, entre outros.

“Sonata in A major” consta no repertório oficial Solo e Música de Câmara de DG.

Homenageamos cada compositor que DG interpreta na data de seu nascimento.
Fontes: https://musicaclassica.folha.com.br/cds/33/biografia.html
https://www.infopedia.pt/$cesar-franck
“Sonata in A major”:
https://web.facebook.com/davidgarrettmusic/videos/1867964700085124/
Imagem César Franck sem crédito
Imagem DG: EntreNotas
#davidgarrett #cesarfranck #compositor #entrenotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário