Hoje dia 13 de dezembro comemora-se o Dia do Violino. A data foi escolhida por ser 12 dias antes das festividades de fim de ano, onde o instrumento tem um papel relevante.
Pensa-se que a origem do violino remonta ao século IX, entre a Europa e a Ásia, com os cavaleiros turcos e mongóis a tocarem um instrumento de duas cordas com arcos de crina de cavalo.
Os violinos com as características atuais surgiram em Itália, no século XVI, sofrendo algumas modificações no século XVIII.
O violino é um instrumento de grande alcance e muito versátil que pode ser tocado em diferentes géneros musicais, desde o jazz ao clássico ou do rock à folk, por exemplo.
Apesar de ter apenas 4 cordas, o violino é considerado um dos melhores instrumentos para tocar, mas também um dos mais difíceis, requisitando fortes músculos nos braços e costas, além de um ouvido apurado.
Andrea Amati construiu o violino mais antigo com as características atuais de que há registo, em 1555. Entre os discípulos de Amati estiveram Antonio Stradivari e Andrea Guarneri que se tornaram nos criadores dos melhores violinos do mundo. Cada tem suas características e discussão sobre qual é o melhor violino do mundo não tem uma conclusão consensual.
Em entrevista* DG afirmou que gosta de investir em violinos, tanto que já nomeou publicamente possuir instrumentos de Stradivari, Jean Baptiste Vuillaume, Guadagnini, Sanctus Seraphin, Guarneri Del Gesu, além de peças eletrônicas. Ele também afirma que seus violinos não tem nome, pois ele se considera são. Um ponto de vista que contraria muitas pessoas sãs que nomeiam aquilo que amam!
Fontes: Toluna Influencers/Ana Ribeiro1980
https://pt.toluna.com/opinions/3702875/Dia-do-Violino
* The Strad vol 132/nr.1572 - abr/2021
Imagens originais sem crédito
#davidgarrett #violinday #diaviolino #entrenotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário