Dmitrij Borisowicz Kabalewski (Дмитрий Борисович Кабалевский, 30/12/1904 – 14/2/1987) foi um grande compositor russo soviético, notável pianista e escritor russo, que começou seus estudos musicais em 1918 na Escola de Música de Moscou. Seu pai deu-lhe uma educação liberal, onde o jovem Dimitry se destacou nas artes; ele pintou e se interessou pela poesia, além de se destacar como aspirante a pianista. Quando tinha 14 anos, Kabalevsky e sua família se mudaram para Moscou, onde recebeu sua educação primária em música no Instituto Musical de Scriabin de 1919 a 1925 (ele também continuou pintando).
Kabalewski é - junto com Prokofjew, Shostakovich e Khachaturian - um dos compositores soviéticos mais populares. Às vezes está próximo da música deles, mas na verdade permanece individual em seu humor específico, na vivacidade do pulso rítmico, na simplicidade e na clareza da textura e ao mesmo tempo na plasticidade dos temas melódicos, em uma dissonância peculiar.
Kabalewski é muito econômico em suas composições, usa texturas transparentes e temas simples. Uma parte importante da sua obra são pequenas peças para piano infantil, extremamente populares, pertencentes ao repertório regular dos alunos de piano. Representante do estilo neoclássico, referindo-se às obras de Prokofjew e Rachmaninoff. Escreveu sinfonias, poemas sinfônicos, óperas, música de câmara e piano, mas os mais populares são os concertos: piano, violoncelo e violino.
O íntimo relacionamento de Kabalevsky com o regime comunista soviético fez com que sua música.
ganhasse pouca projeção fora de seu país – algo que vem sendo retificado nos últimos anos. Suas obras mais conhecidas são as suítes para “Os comediantes” e “Romeu e Julieta”, além de seus dois concertos para violoncelo.
Dmitry Kabalevsky escreveu para todos os gêneros musicais; suas peças eram fiéis aos ideais do realismo soviético. Na Rússia, ele é mais conhecido por suas canções vocais, cantatas e óperas, enquanto no exterior ele é conhecido por sua música orquestral.
O “Concerto for violin in c major, op. 48” consta, naturalmente, do repertório oficial de DG para Violino e Orquestra.
Fontes:
https://www.bach-cantatas.com/Lib/Kabalevsky-Dmitry.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dmitriy_Borisovich_Kabalevskiy
Imagem Dmitrij Kabalewski : http://t0.gstatic.com/licensed-image?q=tbn:ANd9GcQbMo5Jkx70jq_4F17PhSfifaoaTyDRxsnpMAozM0bERfndVJNY_Jwn5rVKUqfL
Imagem DG: https://www.instagram.com/p/B96tI_2n09m/
Nenhum comentário:
Postar um comentário