Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Dmitrij Kabalewski, compositor, pianista, pintor, escritor!

 

Dmitrij Borisowicz Kabalewski (Дмитрий Борисович Кабалевский, 30/12/1904 – 14/2/1987) foi um grande compositor russo soviético, notável pianista e escritor russo, que começou seus estudos musicais em 1918 na Escola de Música de Moscou. Seu pai deu-lhe uma educação liberal, onde o jovem Dimitry se destacou nas artes; ele pintou e se interessou pela poesia, além de se destacar como aspirante a pianista. Quando tinha 14 anos, Kabalevsky e sua família se mudaram para Moscou, onde recebeu sua educação primária em música no Instituto Musical de Scriabin de 1919 a 1925 (ele também continuou pintando).

Kabalewski é - junto com Prokofjew, Shostakovich e Khachaturian - um dos compositores soviéticos mais populares. Às vezes está próximo da música deles, mas na verdade permanece individual em seu humor específico, na vivacidade do pulso rítmico, na simplicidade e na clareza da textura e ao mesmo tempo na plasticidade dos temas melódicos, em uma dissonância peculiar.

Kabalewski é muito econômico em suas composições, usa texturas transparentes e temas simples. Uma parte importante da sua obra são pequenas peças para piano infantil, extremamente populares, pertencentes ao repertório regular dos alunos de piano. Representante do estilo neoclássico, referindo-se às obras de Prokofjew e Rachmaninoff. Escreveu sinfonias, poemas sinfônicos, óperas, música de câmara e piano, mas os mais populares são os concertos: piano, violoncelo e violino. O íntimo relacionamento de Kabalevsky com o regime comunista soviético fez com que sua música.

ganhasse pouca projeção fora de seu país – algo que vem sendo retificado nos últimos anos. Suas obras mais conhecidas são as suítes para “Os comediantes” e “Romeu e Julieta”, além de seus dois concertos para violoncelo.

Dmitry Kabalevsky escreveu para todos os gêneros musicais; suas peças eram fiéis aos ideais do realismo soviético. Na Rússia, ele é mais conhecido por suas canções vocais, cantatas e óperas, enquanto no exterior ele é conhecido por sua música orquestral.

O “Concerto for violin in c major, op. 48” consta, naturalmente, do repertório oficial de DG para Violino e Orquestra.

Fontes:
https://www.bach-cantatas.com/Lib/Kabalevsky-Dmitry.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dmitriy_Borisovich_Kabalevskiy
Imagem Dmitrij Kabalewski : http://t0.gstatic.com/licensed-image?q=tbn:ANd9GcQbMo5Jkx70jq_4F17PhSfifaoaTyDRxsnpMAozM0bERfndVJNY_Jwn5rVKUqfL
Imagem DG: https://www.instagram.com/p/B96tI_2n09m/

Nenhum comentário:

Postar um comentário