Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Ida Haendel, uma mistura de fogo e gelo!


Aclamada como uma das grandes violinistas do século 20, Ida Haendel (15/12/1928- 1/7/2020) “encantou o público em todo o mundo com uma combinação de rigor clássico e calor romântico - uma mistura alucinante de fogo e gelo.”

Conhecida por seu estilo de tocar gracioso, mas desinibido, Zubin Mehta disse à Associated Press em 2010: “Quando ela toca o concerto de Beethoven, você pode imaginar que Beethoven queria que fosse assim. Ela era violinista para violinistas.”

A Sra. Haendel creditou seu talento natural à reencarnação, dizendo que ela deve ter tocado violino em uma vida anterior. “Eu usava puro instinto... é algo com que você nasce. Se você não sente isso em sua alma, em um nível emocional e intelectual, então não pode ser ensinado. Você não pode dizer a ninguém como fazer isso se eles não tiverem a capacidade e o instinto certos.” E ainda mais revelador, ela certa vez comentou: “Não estou aqui para agradar o público. Eu não sou um artista. Estou aqui para servir o compositor.”

Durante a maior parte do século XX, Ida Haendel foi um ídolo duradouro no palco de concertos. Por meio de suas gravações e apresentações ao vivo, ela inspirou artistas, amantes da música e estudantes. Ida Haendel é uma lenda de energia e individualidade sem idade.

Aos 11 anos, David conheceu a violinista mundialmente famosa, que o colocou sob suas asas até os 17. David foi estudar com ela em Londres e Miami. A artista via nele não apenas um discípulo, mas também uma colega com quem conversava muito sobre música. Ida disse a ele que a música é uma linguagem especial e que tocar música significa muito mais do que tocar o que está na partitura.

“David tem uma maturidade emocional e uma compreensão pela música que é excepcional. Ele tem o espírito da música dentro de si - isso é tão incrível. Também seu entusiasmo. Ele é tão dedicado. Ninguém precisa pressioná-lo a tocar- ele toca porque gosta.” - Ida Haendel

Fonte: https://interlude.hk/in-memoriam-ida-haendel-1928-2020/
Imagem Ida Haendel: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ida_Haendel,_CBE.jpg
Imagem DG frame programa TV
#davidgarrett @idahaendel #violinist #entrenotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário