Johan Julius Christian Sibelius, conhecido como Jean Sibelius (Hämeenlinna, 8/12/1865 - Järvenpää, 20/9/1957), foi um compositor finlandês de música erudita e um dos mais populares compositores do fim do século XIX e início do XX. Sua música também teve importante papel na formação da identidade nacional finlandesa.
Violinista de formação, Sibelius tinha pouca afinidade com o piano e, só mais tarde, o compositor escreveu obras genuinamente pianísticas, encontrando no piano as texturas musicais que ele conseguiria com a orquestra completa. As Três Sonatinas Opus 67, compostas em 1912, são consideradas o seu trabalho para piano de maior sucesso, porque, mesmo sendo obras discretas e delicadas, são de grande expressão musical.
Jean Sibelius escreveu apenas um Concerto para Violino e Orquestra, o Opus 47 (obra de grande expressão, melodiosidade profunda e virtuosismo), que goza de grande popularidade entre os violinistas e o público, tornou-se em um dos concertos para violino mais executados nas salas de música. Uma característica marcante desta obra é a maneira como a cadência prolongada para o solista assume o papel de seção de desenvolvimento, como em uma sonata. Obra de mestre, o Concerto para Violino estreou em Helsinque, em 1904, sob a regência do autor.
Até meados de 1926 o compositor foi prolífico; entretanto, apesar de ter vivido mais de 90 anos, ele quase não completou composições nos seus últimos 30 anos de sua vida, após a Sétima Sinfonia em 1924 e o poema musicado Tapiola em 1926.
Naturalmente “Concerto for violin in d minor” não faltaria no repertório oficial para violino e orquestra de DG!
https://radios.ebc.com.br/concerto-mec/2020/12/conheca-mais-sobre-obra-de-jean-sibelius
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Sibelius
https://www.david-garrett.com/en/repertoire
Imagem Sibelius: https://en.m.wikipedia.org/wiki/File:Jean_Sibelius_in_1890.jpg
Imagem DG: Imagem: Josip Regovi Regović
Nenhum comentário:
Postar um comentário