Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sábado, 18 de dezembro de 2021

Passaporte para a Vida!


 

A história do passado recente da Alemanha de DG entrelaça-se de muitas maneiras com a história dos brasileiros!

Muitos conhecem o alemão Oskar Schindler, por causa de sua famosa “lista”, entretanto, poucos conhecem Aracy de Carvalho, uma brasileira cuja trajetória de vida merece ser contada: foi uma das mulheres mais importantes na história do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, responsável por salvar muitos judeus do Holocausto.

As atitudes de Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa foram uma verdadeira lição de coragem e humanidade pouco conhecida. Nascida no estado do Paraná, na cidade de Rio Negro, em 5 de dezembro de 1908, Aracy de Carvalho era filha de mãe alemã e pai brasileiro. Poliglota, foi morar na Alemanha em 1935, após a separação de seu primeiro marido e com um filho pequeno, Eduardo Carvalho.

Lá, trabalhou no consulado brasileiro, no setor de passaportes, na época em que o país vivia sob o comando de Hitler. Foi em Hamburgo, que Aracy conheceu seu grande amor, o futuro escritor João Guimarães Rosa, à época, cônsul-adjunto na cidade.

Vendo de perto o desespero de judeus para escapar da perseguição nazista e mesmo sem qualquer imunidade diplomática, ela contornava regras enfrentando os governos alemão e brasileiro, para conseguir emitir vistos e ajudar judeus a imigrarem e sobreviverem no Brasil. Hoje, espalhados pelo mundo, estão descendentes das centenas de judeus salvos por Aracy.

Sua luta inspiradora entrou para a história mundial e, pela primeira vez, será retratada em uma minissérie. Com sua ousadia e força, ganhou o título de “Justos entre as Nações”, instituído pelo Memorial do Holocausto, em Israel, como reconhecimento aos não judeus que protegeram vidas durante a guerra. É homenageada também no Museu do Holocausto, em Washington. Aracy morreu no Brasil/São Paulo, aos 102 anos, em 2011 e muitos nos orgulha sua trajetória de vida.

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aracy_de_Carvalho
https://gshow.globo.com/tudo-mais/tv-e-famosos/noticia/quem-foi-aracy-de-carvalho-a-protagonista-de-passaporte-para-liberdade-conheca-sua-historia.ghtml
Imagem Aracy: Wikimedia Commons
Imagem DG: Dora Nedkova Damelodi
#davidgarrett #history #historia #2guerramundial #2worldwar #entrenotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário