Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022


DG já declarou seu amor por Berlim muitas vezes. Mas, talvez, nestes últimos vinte anos não tenha tido tempo suficiente para conhecer melhor a cidade que escolheu para viver, afinal, não basta ter um endereço para realmente conhecer o lugar em que vivemos, precisa ver e sentir seus... enigmas!

Entretanto, a parada forçada que a pandemia provocou talvez tenha lhe propiciado a oportunidade de reparar nos detalhes, nas circunstâncias singulares... nas surpresas... algumas imediatamente aparentes, outras apenas perceptíveis depois de uma boa olhada, pequenas esquisitices no meio da vida cotidiana, bem no meio da cidade!

Como os gigantescos canos cor-de-rosa que serpenteiam por Berlim, somando 60km de tubulação pelas ruas da cidade. Esses tubos transportam a água subterrânea de vários canteiros de obras na cidade para o “Spree” e outros canais. Berlim foi construída sobre um enorme pântano e, portanto, a água deve ser bombeada assim que a construção começar a baixar o lençol freático. E como em toda cidade, sempre há construção em algum lugar, então essas peculiaridades rosa são um lugar comum e itinerante na paisagem de Berlim.

Mas por que rosa brilhante? Bem, a “Pollem”, empresa que abastece Berlim com a maior parte destes tubos, queria se manifestar através deles. Em vez de apenas torná-los funcionais, eles conversaram com cientistas e psicólogos e descobriram que a cor favorita das crianças é rosa (...). E os adultos gostam da cor rosa, pois os lembra de serem divertidos e juvenis. Então, eles decidiram fazer sua parte dos tubos de Berlim nesta cor. E o resultado é um labirinto de tubulação rosa pela cidade.

Certamente os berlinenses amam esse emaranhado de canos e curvas rosa, afinal, imagine se eles fossem marrons ou cinzas, seriam muito tristes, todos os odiariam. Sendo rosa, faz a paisagem urbana ser brilhante e angular, provocando conversas alegres, olhares curiosos... um enigma a ser decifrado!

Ah... e tem azuis também!

Fonte: https://www.amstelhouse.de/blog/de/culture/berlin-pink-pipes/
https://www.visitberlin.de/en/blog/mysteries-berlin
Imagem rosa: Bernard Lafond/Pink Pipes - Tuyaux roses, Berlin
https://www.flickr.com/photos/lafond/7012090737/
Imagem azul:Thomas Frey
https://www.berliner-woche.de/friedrichshain/c-bauen/lange-leitung-ein-system-von-wasserrohren-zieht-sich-durch-den-bezirk_a118046#gallery=default&pid=46352
Imagem DG: David Garrett Instagram
https://www.instagram.com/p/CFksym2HcyK/
P.S. O texto reflete apenas a imagem que a autora tem de DG

Nenhum comentário:

Postar um comentário