Você já se perguntou por que a maioria dos músicos, quando em apresentação ao vivo, usam tapetes persas no palco? Bem, existem respostas lógicas e poéticas. Veja:
1. Os palcos são naturalmente escorregadios, um tapete oriental é uma maneira confiável de obter alguma tração em caso de movimentos bruscos.
2. Os palcos geralmente têm pisos duros e como a maioria das apresentações envolvem a permanência dos músicos por longos períodos de tempo, o tapete reduz a fadiga por causa de sua maciez.
3. Uma apresentação ao vivo pode envolver dezenas de fios entrecruzados no palco. Colocá-los sob os tapetes diminui as chances dos músicos tropeçarem neles no meio do espetáculo, ou até mesmo tomar um choque, além de deixar o ambiente mais organizado e visualmente agradável.
4. Os palcos são construídos para refletir o som e, devido à colocação de amplificadores e alto-falantes, isso torna o local mais barulhento durante um show. Os músicos precisam reduzir o nível de ruído no palco para que possam se ouvir e se manter em sincronia – e um tapete grosso é um atenuador de som.
5. Muitos instrumentos envolvem pedais (teclado, guitarra, bateria), no calor da apresentação é fácil chutar uma dessas peças para fora do alcance; colocar pedais no tapete ajuda a mantê-los estáveis.
6. Um tapete oriental é mais elegante do que um tapete comum e dá ao músico uma maneira extra de expressar seu lado criativo, relaxar, sentir-se em casa e se apresentar melhor, tornando o show mais aconchegante e familiar.
7. Tradição. Orquestras profissionais usavam tapetes e o hábito de coloca-los no palco acabou sendo adotado também pela música moderna.
8. Por fim, são classudos; não aparentam sujeira, evitando lavagens constantes; são fáceis de transportar e manusear; cheiram bem, pelo menos enquanto novos.
Nem DG escapa dessa tradição!!!
Fonte: Escola Nômade para Mentes Criativas
https://escolanomadeparamentescriativas.com/8-razoes-porque-musicos-usam-tapetes-persas-no-palco/
Imagem: EntreNotas/Unlimited/QM2 – out/2019
#davidgarrett #tapetenopalco #entrenotas #carpetonstage
Nenhum comentário:
Postar um comentário