Franz Schubert (31/1/1797-19/11/1828) foi um pianista, compositor erudito austríaco da época do romantismo. Era exímio na composição do gênero lied, canção lírica e cantada.
Suas obras mais conhecidas são: “Ave Maria”, “Truta”, “Morte e a Donzela” e a “Sinfonia Inacabada”. Foi considerado, posteriormente, o maior poeta lírico da música universal.
Franz Schubert criava músicas a todo momento, até durante o sono lhe ocorriam temas, de modo que dormia de óculos, tendo sempre papel e caneta à mão, assim podia anota-los e depois adormecer novamente.
O compositor escrevia em lugares inusitados. Certa vez estava em um restaurante quando lhe ocorreu uma melodia e sem hesitar, anoto-a no verso do cardápio, musicando o poema “Ouve, Ouve a Cotovia”, de Shakespeare.
Com um bando de boêmios, passava noites exaustivas, mas no dia seguinte trabalhava durante longas horas escrevendo e dizia: “Não vim ao mundo senão para compor. Quando termino uma peça, começo outra."
Franz Schubert faleceu em Viena, Áustria, com apenas 31 anos, quando sua obra começava a ser apreciada em Viena, mas apesar da vida breve, foi muito prolífico, deixando mais de mil composições catalogadas.
Fonte: https://www.ebiografia.com/franz_schubert/
Imagem Schubert: https://www.wikiart.org/pt/josef-kriehuber/franz-schubert-1846
Imagem DG sem crédito
"Serenede" vídeo oficial: https://www.youtube.com/watch?v=YB07mJyz8w4
"Ave Maria vídeo oficial: https://www.youtube.com/watch?v=wufOeWnn2Kc
"Arpeggione Sonata in A minor": https://www.youtube.com/watch?v=44cEI26ZBU8
"The Erl-King": https://www.youtube.com/watch?v=ZCLULTE0vpo
#davidgaarrett #frnzschubert #entrenotas composer #compositor #romantico #romantic
Nenhum comentário:
Postar um comentário