O Checkpoint Charlie era um posto militar na fronteira entre Berlim Ocidental e Oriental durante os anos da Guerra Fria, localizado na junção das ruas Friedrichstrasse com Zimmerstrasse e Mauerstrasse, ligando o setor americano com o setor soviético.
Após a construção do muro de Berlim, as autoridades da Alemanha Ocidental construíram este posto para servir como um ponto de controle para registrar a passagem de membros das Forças Aliadas e diplomatas estrangeiros entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental.
Além das pessoas que atravessaram a fronteira com permissão, houve muitos cidadãos que fugiram de Berlim Oriental enganando os militares que controlavam o Checkpoint Charlie. Alguns tiveram sorte e escaparam das formas habilidosas, mas outros foram interceptados e assassinados sem piedade.
Um dos casos mais conhecidos de tentativa de fuga falida foi o de Peter Fechter que, quando estava a ponto de conquistar a liberdade, foi atingido por militares da RDA, que o deixaram morrer sangrado ante o impotente olhar dos cidadãos de Berlim Ocidental que desejavam ajudá-lo.
Na Berlim reunificada de hoje, o Checkpoint Charlie é um ponto turístico, uma lembrança onde uma réplica de um cartaz de anos atrás advertia os cidadãos: “Você está abandonando o setor americano”. Há também uma pequena fronteira onde os turistas fazem fotos sem parar, além de uma longa coleção de fotografias e textos da época, onde se pode ver o aspecto que chegou a ter esse ponto. Ao lado está o Museu do Muro de Checkpoint Charlie, um lugar onde se aprende muito sobre os acontecimentos ocorridos durante a Guerra Fria, algo que não deve ser esquecido.
Ah, porque Charlie? O Checkpoint Charlie era um dos três postos utilizados pelos aliados e seu nome indica a terceira letra de acordo com o alfabeto fonético internacional (Alpha (A), Bravo (B), Charlie (C).
Fontes: https://simplesmenteberlim.com/checkpoint-charlie/
https://www.tudosobreberlim.com/checkpoint-charlie
Imagens sem credito
#davidgarrett #checkpointcharlie #entrenotas #berlin #war #guerra
Nenhum comentário:
Postar um comentário