Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Checkpoint Charlie!


Para DG e a grande maioria das pessoas que nunca viveu um tempo de guerra, “quente ou fria”, é difícil imaginar como sentiam-se os berlinenses divididos em sua cidade, seu lar, separados por um muro das pessoas que amavam. Na verdade deve ser inimaginável!

O Checkpoint Charlie era um posto militar na fronteira entre Berlim Ocidental e Oriental durante os anos da Guerra Fria, localizado na junção das ruas Friedrichstrasse com Zimmerstrasse e Mauerstrasse, ligando o setor americano com o setor soviético.

Após a construção do muro de Berlim, as autoridades da Alemanha Ocidental construíram este posto para servir como um ponto de controle para registrar a passagem de membros das Forças Aliadas e diplomatas estrangeiros entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental.

Além das pessoas que atravessaram a fronteira com permissão, houve muitos cidadãos que fugiram de Berlim Oriental enganando os militares que controlavam o Checkpoint Charlie. Alguns tiveram sorte e escaparam das formas habilidosas, mas outros foram interceptados e assassinados sem piedade.

Um dos casos mais conhecidos de tentativa de fuga falida foi o de Peter Fechter que, quando estava a ponto de conquistar a liberdade, foi atingido por militares da RDA, que o deixaram morrer sangrado ante o impotente olhar dos cidadãos de Berlim Ocidental que desejavam ajudá-lo.

Na Berlim reunificada de hoje, o Checkpoint Charlie é um ponto turístico, uma lembrança onde uma réplica de um cartaz de anos atrás advertia os cidadãos: “Você está abandonando o setor americano”. Há também uma pequena fronteira onde os turistas fazem fotos sem parar, além de uma longa coleção de fotografias e textos da época, onde se pode ver o aspecto que chegou a ter esse ponto. Ao lado está o Museu do Muro de Checkpoint Charlie, um lugar onde se aprende muito sobre os acontecimentos ocorridos durante a Guerra Fria, algo que não deve ser esquecido.

Ah, porque Charlie? O Checkpoint Charlie era um dos três postos utilizados pelos aliados e seu nome indica a terceira letra de acordo com o alfabeto fonético internacional (Alpha (A), Bravo (B), Charlie (C).

Fontes: https://simplesmenteberlim.com/checkpoint-charlie/
https://www.tudosobreberlim.com/checkpoint-charlie
Imagens sem credito
#davidgarrett #checkpointcharlie #entrenotas #berlin #war #guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário