Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

segunda-feira, 28 de março de 2022

© 2022 David Garrett – GuarneridelGesu.com - Prefácio parte 2


“Criei este site para mostrar uma ordem cronológica alternativa, que faz mais sentido, na minha humilde opinião. Quero começar colocando a vida de del Gesus em cinco períodos:

Branco “ 1721-1725 (os primeiros violinos independentes de del Gesu)
Amarelo 1726-1730 (encontrando um primeiro modelo característico)
Orange 1730-1732 (transição para o típico modelo Guarneri)
Vermelho 1732-1739 (o famoso modelo Guarneri)
Black 1740 a 1744 (após a morte de seu pai, liberdade absoluta em seu design, focando em aspectos tonais, ao invés de detalhes)

Se pensarmos em um modelo antigo de del Gesu, o primeiro modelo que vem à mente são os orifícios F verticais muito rígidos. Bons exemplos existem na Rappoldi, Lenau, Samsung, Hart. Esta é uma escolha muito clara de uma maneira específica de cortar o F-hole e um grande número de violinos segue esse modelo específico. (podem ocorrer pequenas variações, claro)

Mas, também existe um modelo “antigo” diferente, onde os cantos são muito mais longos e o franzido não é tão profundo. O artesanato, os cantos, a escolha da madeira, ainda estão a quilômetros de distância do chamado modelo “típico” primitivo del Gesu. No entanto, esses instrumentos também são colocados no mesmo período. 1725-1729!

Não é possível que um fabricante de violinos mude sua maneira de fazer artesanato de um violino para outro, ou vá e volte! Isso nunca fez sentido para mim. Del Gesu foi muito claro em suas escolhas, e mesmo que tenha mudado os buracos F em todos os períodos de instrumento para instrumento, depois cada vez mais radical – olhando para seu corpo de trabalho anterior, ele se manteve fiel a um modelo, enquanto o desenvolvia de curso.

A conclusão simples: estamos perdendo um período em sua vida: o período de 1721 a 1725.

Agora, precisamos olhar para os violinos que temos certeza de que estão datados corretamente, com uma etiqueta original, e trabalhar de trás para frente. Um ótimo exemplo de trabalho inverso é o 1730 Kreisler. O modelo está bem no meio entre os furos F retos do “Hart” del Gesu, mas podemos testemunhar uma transição para o famoso modelo Guarneri.

Logicamente, o modelo anterior a 1730 deve ter sido os orifícios F verticais muito rígidos (como ainda é parcialmente visual no Kreisler). Outro grande exemplo é o Kubelik, von Vecsey de 1728. Ele carrega o único rótulo antigo sobrevivente.

Curiosamente, del Gesu refere-se neste rótulo ao seu avô Andrea Guarneri, e não ao seu pai, que afinal era seu professor de violino! Mas isso é apenas uma observação lateral, a ser discutida em um momento posterior.

Neste 1728, vemos todos os componentes do modelo, o que é típico para o período 1725-1730. Mas e os “outros” primeiros del Gesu que têm uma aparência muito distinta, mas diferente? Por exemplo, Zimmerman, Conde de Viere-Cheremetieff, Frank ?

Como Del Gesu nasceu em 1698, já trabalhava ainda adolescente na loja do pai. Era muito comum estabelecer sua própria oficina aos 18 anos. O irmão de Del Gesu, Petrus, até decidiu deixar Cremona para Veneza ainda jovem, para abrir sua própria oficina lá. del Gesu saiu da casa de seu pai em 1721, há pelo menos 4 anos que não são contabilizados. Existe a teoria de que Del Gesu não fabricava violinos nesse período, mas esses instrumentos são a prova de que ele tinha uma oficina separada da de seu pai e produzia violinos.

Espero que, através da tentativa de criar uma coleção cronológica de fotografias, este site mostre um pouco melhor a minha teoria.

Os últimos 3 períodos, laranja, vermelho e preto, estão listados corretamente na história, com alguns pequenos erros, novamente, da minha perspectiva. Ao enquadrar os instrumentos de del Gesu por período, tentei encontrar um caminho fluido nas transições da obra de Guarneri, que permita uma cronologia mais correta.

Espero que todos os entusiastas do violino apreciem minha tentativa na primeira coleção completa del Gesu e gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos os meus amigos negociantes de violino em todo o mundo por me fornecerem fotografias que não consegui encontrar nos livros históricos ou on-line.

Obrigado por tornar este projeto possível.

Sinceramente, David Garrett”

Fonte: https://guarneridelgesu.com/
Imagem: ll Cannone
https://guarneridelgesu.com/portfolio-item/dg_1743_il-cannone/

Nenhum comentário:

Postar um comentário