Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Viotti, um Virtuoso!

 

Giovanni Battista Viotti (12/5/1755 – 3/3/1824) foi um violinista italiano cujo virtuosismo era famoso e cujo trabalho como compositor apresentava um violino proeminente e uma melodia lírica atraente. Foi também diretor de companhias de ópera francesas e italianas em Paris e Londres. Ele conheceu pessoalmente Joseph Haydn e Ludwig van Beethoven .

Apesar de não ser tão famoso quanto outros compositores do Classicismo, Viotti era muito conhecido em seu tempo, principalmente na Itália, onde nasceu e na França e Inglaterra, lugares onde viveu boa parte da sua vida profissional.

Viotti demonstrou talento musical desde muito cedo e logo chamou a atenção do Príncipe Alfonso dal Pozzo della Cisterna, em Turim, que o ajudou nos seus primeiros estudos musicais. Ele também foi o principal pupilo de Gaetano Pugnani, que o ensinou composição e, principalmente, o violino. Em pouco tempo, o jovem aprendiz já era virtuoso no instrumento e passou a dar diversos concertos itinerantes e a trabalhar na corte de Savoia, até se mudar para Paris e ampliar a sua fama. Sua primeira aparição pública nesta cidade ocorreu nos “Concerts Spirituels” em 1782 com um sucesso tão grande que logo foi contratado pela Corte de Versalhes.

Por ter sido um dos maiores violinistas de seu tempo, boa parte das composições de Giovanni Battista Viotti são escritas para este instrumento, com destaque para os seus concertos, que serviram de forte influência para as composições de Beethoven. Ele também escreveu sonatas, quartetos de cordas e músicas de câmara para diferentes formações.

O virtuoso Viotti participa do repertório oficial de DG para violino e orquestra, com a composição “Violin Concerto nº 22 in A-minor”.

Fonte: https://radios.ebc.com.br/caderno-de-musica/2018/05/caderno-de-musica-traz-historia-de-giovanni-battista-viotti-no-caderno-de-musica
http://harmoniasangreal.blogspot.com/2016/03/viotti.html
Imagem Viotti: Antoine Maurin
Imagem DG sem crédito
#davidgarrett #viotti #classiccomposer #entrenotas #repertorie #repertorio

Nenhum comentário:

Postar um comentário