Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Parabéns ao ousado Sir Edward Elgar!

 
Sir Edward William Elgar, 1º Baronet - 2/6/1857 – 23/2/1934) foi um compositor inglês cujas obras no idioma orquestral do romantismo do final do século 19 - caracterizado por melodias ousadas, efeitos de cores marcantes e domínio de grandes formas - estimulou o renascimento da música inglesa . Foi um excelente violinista, tocava fagote, era autodidata.

Elgar lutou para alcançar o sucesso até seus quarenta anos, quando depois de uma série de trabalhos moderadamente bem-sucedidos, suas “Variações Enigma” (1899) tornaram-se imediatamente populares na Grã-Bretanha e no exterior. Ele seguiu as Variações com uma obra coral, “The Dream of Gerontius” (1900).

Na casa dos cinquenta, Elgar compôs uma sinfonia e um concerto para violino que foram imensamente bem-sucedidos. Sua segunda sinfonia e seu concerto para violoncelo não ganharam popularidade pública imediata e levaram muitos anos para conseguir um lugar regular no repertório de concertos das orquestras britânicas.

A música de Elgar passou, em seus últimos anos, a ser vista como atraente principalmente para o público britânico, que o estima tanto por sua própria música quanto por seu papel na inauguração do renascimento musical inglês do século XX. 

Elgar foi descrito como o primeiro compositor a levar o gramofone a sério. Entre 1914 e 1925, realiza uma série de gravações acústicas de suas obras. A introdução do microfone de bobina móvel em 1923 tornou possível uma reprodução de som muito mais precisa, e Elgar fez novas gravações da maioria de suas principais obras orquestrais.

No repertório oficial para Violino e Orquestra de DG estão relacionadas Concerto para violino em si menor, op. 61, Salut d'amour, op.12 e no repertório Solo e Musica de Câmara, La Capricieuse, op. 17.

Fontes: https://www.britannica.com/biography/Edward-Elgar
https://www.britannica.com/biography/Edward-Elgar
Imagem Elgar: https://www.classicfm.com/discover-music/latest/composers-normal-pictures/elgar-bike/
Imagem DG: Nadine Rupp
Vídeo Salut d'amour https://www.youtube.com/watch?v=0SuRWW7WRVw
Vídeo La Capricieuse: https://www.youtube.com/watch?v=xvVD0XA3iWY

Nenhum comentário:

Postar um comentário