Sir Edward William Elgar, 1º Baronet - 2/6/1857 – 23/2/1934) foi um compositor inglês cujas obras no idioma orquestral do romantismo do final do século 19 - caracterizado por melodias ousadas, efeitos de cores marcantes e domínio de grandes formas - estimulou o renascimento da música inglesa . Foi um excelente violinista, tocava fagote, era autodidata.
Elgar lutou para alcançar o sucesso até seus quarenta anos, quando depois de uma série de trabalhos moderadamente bem-sucedidos, suas “Variações Enigma” (1899) tornaram-se imediatamente populares na Grã-Bretanha e no exterior. Ele seguiu as Variações com uma obra coral, “The Dream of Gerontius” (1900).
Na casa dos cinquenta, Elgar compôs uma sinfonia e um concerto para violino que foram imensamente bem-sucedidos. Sua segunda sinfonia e seu concerto para violoncelo não ganharam popularidade pública imediata e levaram muitos anos para conseguir um lugar regular no repertório de concertos das orquestras britânicas.
A música de Elgar passou, em seus últimos anos, a ser vista como atraente principalmente para o público britânico, que o estima tanto por sua própria música quanto por seu papel na inauguração do renascimento musical inglês do século XX.
Elgar foi descrito como o primeiro compositor a levar o gramofone a sério. Entre 1914 e 1925, realiza uma série de gravações acústicas de suas obras. A introdução do microfone de bobina móvel em 1923 tornou possível uma reprodução de som muito mais precisa, e Elgar fez novas gravações da maioria de suas principais obras orquestrais.
No repertório oficial para Violino e Orquestra de DG estão relacionadas Concerto para violino em si menor, op. 61, Salut d'amour, op.12 e no repertório Solo e Musica de Câmara, La Capricieuse, op. 17.
Fontes: https://www.britannica.com/biography/Edward-Elgar
https://www.britannica.com/biography/Edward-Elgar
Imagem Elgar: https://www.classicfm.com/discover-music/latest/composers-normal-pictures/elgar-bike/
Imagem DG: Nadine Rupp
Vídeo Salut d'amour https://www.youtube.com/watch?v=0SuRWW7WRVw
Vídeo La Capricieuse: https://www.youtube.com/watch?v=xvVD0XA3iWY
Nenhum comentário:
Postar um comentário