Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sábado, 18 de junho de 2022

Por que me sento ao piano quando experimento ideias musicais? Por que não pego o violino?


“Porque o violino só pode produzir harmonias de forma muito limitada. Como a voz humana, é mais um instrumento melódico, ou seja, o violino canta como um tenor ou soprano canta uma ária de Verdi e a polifonia neste caso requer vários cantores ou vários violinos. Mas um piano tem o espectro sonoro de uma orquestra inteira. Você pode criar qualquer acorde, qualquer harmonia nele. Além do órgão, nenhum outro instrumento oferece essa possibilidade.

Quando você compõe, a melodia é uma coisa. O violino serviria para isso. Mas a outra coisa são as harmonias, a base de toda música, são elas que transformam um desenho a lápis em uma pintura poderosa e atmosférica - para explicá-la usando o exemplo da pintura - e é por isso que todos os grandes compositores trabalharam principalmente no piano. Mozart era um violinista muito bom, mas para compor ele se sentava ao piano, como Beethoven, que também tocava violino até certo ponto e com Franck e comigo não é diferente. 

No entanto – provavelmente nunca seremos melhores amigos, o piano e eu. Mesmo depois de quatro anos de aulas de piano na Juilliard, não aprecio muito porque minhas mãos estão acostumadas a um tipo de coordenação completamente diferente para tocar violino.” (DG)

Fonte: AutoBio "Se você soubesse" - David Garrett/Leo G. Linder/Cap.23 - A bola começa a rolar
#autobio #sevocesoubesse #entrenotas #compor #piano #violino #wennihrwüsstet #bio

Nenhum comentário:

Postar um comentário