Hoje DG se apresenta com Andrea Bocelli, interpretando a famosa "Ave Maria" de Schubert, melodia que não foi composta para a Virgem Santa, sabia?
"Ellens dritter Gesang" ("Ellens Gesang III", D. 839, Op. 52, No. 6, 1825) foi composta por Franz Schubert em 1825 como parte de seu Op. 52, um cenário de sete canções do poema narrativo popular de 1810 de Walter Scott, The Lady of the Lake.
É uma das obras mais populares de Schubert, frequentemente interpretada e gravada por muitos cantores sob o título "Ave Maria" (o nome latino da oração Ave Maria e também as palavras de abertura e refrão da canção de Ellen, uma canção que é em si uma oração à Virgem Maria), em arranjos musicalmente simplificados e com várias letras que comumente diferem do contexto original do poema.
No poema de Scott, a personagem Ellen Douglas, a Dama do Lago (Loch Katrine in the Scottish Highlands ), foi com seu pai exilado para a caverna do Goblin, pois, ele se recusou a juntar-se ao anfitrião anterior, Roderick Dhu, em rebelião contra o rei James. Roderick Dhu, o chefe do clã Alpine, parte para a montanha com seus guerreiros, mas se demora e ouve o som distante de um harpista, acompanhando Ellen que canta uma oração dirigida à Virgem Maria, pedindo-lhe ajuda. Roderick Dhu faz uma pausa, depois segue para a batalha.
As palavras de abertura e refrão da Canção de Ellen, a saber "Ave Maria", podem ter levado à ideia de adaptar a melodia de Schubert como cenário para o texto integral da tradicional oração católica romana " Ave Maria". A versão latina da "Ave Maria" é agora tão freqüentemente usada com a melodia de Schubert que levou ao equívoco de que ele originalmente escreveu a melodia como um cenário para a "Ave Maria".
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Ave_Maria_(Schubert)
Imagem sem crédito
#davdgarrett #entrenotas #avemaria #ellensdrittergesang #schubert
Nenhum comentário:
Postar um comentário