É absolutamente incrível que uma competição de futebol tenha proporcionado ao mundo o espetáculo que foi o gatilho para inúmeras apresentações que deliciaram todo o planeta! A primeira apresentação dos Três Tenores – Plácido Domingo, José Carreras, Luciano Pavaroti – aconteceu no dia 7 de julho de 1990, na festa de encerramento da Copa do Mundo de Futebol na Itália. A Copa de Futebol de 1990, não foi das melhores, mas o legado que deixou para a Música é inestimável, uma vez que formou e tornou real um dos maiores timaços vocais do planeta.
Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras tornaram-se populares ao longo da década de 1980. Mesmo cantando ópera, o trio de músicos começou a ganhar notabilidade além do restrito público do gênero. A ideia de reuni-los veio do produtor italiano Mario Dradi. Ele queria aproveitar a Copa do Mundo para realizar um show beneficente e ajudar a fundação criada por Carreras, que acabara de superar uma leucemia. A iniciativa de dar as boas-vindas no retorno do amigo foi bem recebida por Pavarotti e Domingo, que se empolgaram ainda mais com a possibilidade de juntá-la ao Mundial.
Com carta branca da Fifa, a apresentação dos Três Tenores aconteceu na véspera da final entre Alemanha Ocidental e Argentina. O concerto foi realizado nas Termas de Caracala, construção da época do Império Romano, contou com transmissão para mais de 100 países, com 800 milhões de espectadores. O evento alçou os três cantores a um patamar de popularidade inimaginável. O álbum lançado com a gravação ao vivo se tornou o disco de ópera mais vendido de todos os tempos, com mais de seis milhões de cópias. Além dos tenores, também se apresentaram na noite as orquestras do Maggio Musicale Fiorentino e do Teatro dell’Opera di Roma, conduzidas pelo maestro indiano Zubin Mehta.
O segundo show do trio aconteceu em 1994, em evento beneficente em Mônaco, semanas antes de se apresentarem na véspera da final do Mundial. O concerto, antes do tetra do Brasil, aconteceu no Dodger Stadium, em Los Angeles – e, na plateia ilustre, contou com a presença de Frank Sinatra, Gene Kelly, Arnold Schwarzenegger, Tom Cruise, George W. Bush e muitas personalidades importantes de todos os segmentos.
Depois disso, a fama dos Três Tenores levou Pavarotti, Carreras e Domingo a saírem em turnês mundiais, entre 1996 e 2003. Mesmo assim, não abandonaram a Copa do Mundo. O Campo de Marte, em Paris, transformou-se em palco dois dias antes da final do Mundial de 1998, enquanto o show em 2002 aconteceu na Yokohama Arena, ginásio que faz parte do mesmo complexo esportivo do estádio do penta campeonato brasileiro.
A tradição só seria quebrada em 2006, quando Pavarotti já sofria com os sérios problemas de saúde que o levaram a óbito no ano seguinte. Como legado, os Três Tenores deixaram quatro discos, três deles gravados antes das finais das Copas, além de uma série de fãs de ópera que sequer conheciam o gênero, conquistados com a ajuda do futebol.
DG tem uma forte ligação com o tenor José Carreras, pois, é um firme defensor de longa data da fundação “José Carreras Leukämie-Stiftung” que luta contra a leucemia, atuando como embaixador da entidade, colocando sua arte a serviço daqueles que são afetados pela doença, seus parentes e aqueles que trabalham voluntariamente para a fundação.
Fonte: https://trivela.com.br/copa-do-mundo/como-a-copa-de-1990-ajudou-a-reunir-uma-das-maiores-selecoes-da-musica-os-tres-tenores/
Imagem 3 tenores: Mick Hutson
Imagem DG: https://www.carreras-stiftung.de/botschafter-david-garrett/
Nenhum comentário:
Postar um comentário