Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Minha vida até agora tem sido uma fascinate montanha russa!

O lendário Yehudi Menuhin o chamou de "o maior violinista de sua geração". Sua infância foi marcada pela disciplina férrea e pelo trabalho diário. Com apenas 10 anos, já está no palco com as maiores orquestras e maestros do mundo.

Um pouco mais tarde, ele se libertou da camisa de força da música clássica, construindo pontes entre ela, pop e rock para se tornar um dos músicos mais famosos e amados do nosso tempo.

David Garrett e eu conversamos sobre ídolos, sobre desnudar sua alma no palco, sobre o que é importante na vida, sobre sonhos.
- David, no concerto em Sofia vais partilhar a música do teu último álbum, intitulado "ALIVE - My Soundtrack", prometes-nos ouvir a banda sonora da tua vida. Você nos deixa esperando por algo muito pessoal e íntimo... Se você tivesse que dar um "título" à sua vida até agora, qual seria?
DG - Emocionante passeio de montanha-russa. (Risonho.)

- Durante a pandemia, você experimentou, como cada um de nós, emoções diferentes. Foi um período particularmente difícil para os artistas. O que você nunca vai esquecer daqueles dias terríveis?
DG - Eu sou uma pessoa que sempre mantém uma mentalidade positiva. Então eu sabia que encontraria tempo para muitos projetos - por exemplo, escrever uma autobiografia. Comecei a escrever um concerto para piano, algo que sempre quis fazer nos últimos anos. Comecei a trabalhar em um novo álbum clássico que deve sair no final do ano. Chama-se "Iconic" e será lançado pela Deutsche Grammophon. Eu também fiz um livro de música - são versões de piano e violino de toda a trilha sonora, então eu tive que reduzir a orquestra e reorganizar tudo para piano e violino. Tenho estado literalmente muito ocupado. Provavelmente o período mais movimentado da minha vida foi durante a pandemia. Eu simplesmente não consigo ficar parado, e havia tantas coisas que eu queria fazer nos últimos dez anos e agora encontrei tempo suficiente para elas.

- A música foi a "salvaguarda da vida" para você durante o bloqueio? Como você escreveu sua música? Que histórias você vai nos contar?
DG - Não, eu não diria, porque afinal, sou jovem e não me senti em perigo real. Claro, eu estava ciente de toda a situação, mas esta foi uma espécie de oportunidade para recuperar o fôlego e, eventualmente, até sair dela com atitudes positivas. Eu fiz tantos shows na minha vida, então essa foi uma pausa criativa maravilhosa para mim, me dando a oportunidade de entrar em novos projetos que vão animar as pessoas.

- Como o público recebeu suas confissões até agora durante a turnê?
DG - Bem, eles não são como confissões, não é como ir à igreja. Sim, eu desnudo minha alma musicalmente, se é isso que você quer dizer, mas na verdade eu faço isso desde criança. No final das contas, esse show é para celebrar a vida, reunir as pessoas para curtir boa música, se divertir, esquecer seus problemas, deixar de lado as preocupações da pandemia e apenas festejar.

- Madonna o chama de "Brad Pitt da música clássica", e Sting diz que há apenas uma pessoa que pode tocar Vivaldi e AC/DC com igual virtuosismo em um show e que é David Garrett. Como você encara esses superlativos?
DG - Na verdade, me sinto muito humilde e tento responder a esses comentários todos os dias trabalhando duro e, sabe, dedicando mais tempo do que muitas outras pessoas. Quero dizer, esse é o segredo do sucesso - trabalhe mais do que qualquer outra pessoa ao seu redor.

- Com quais músicos você aprendeu? Quem são seus ídolos?
DG - São muitos - músicos, maestros, pianistas, violoncelistas... Há muitos para citar, mas ainda assim: Yitzhak Perlman, Rostropovich, Zubin Meta, Abbado, Sinopoli, Christoph Eschenbach, Ida Handel, Isaac Stern, Menuhin... Tive a sorte de trabalhar com tantos músicos maravilhosos e foi a melhor educação possível.

- O diretor britânico Bernard Rose o convidou para o papel de Niccolò Paganini em seu filme "O Violinista do Diabo"... Você foi sua única escolha? Houve um momento em que você hesitou em aceitar?
DG - Bem, na verdade foi o contrário. No começo, comecei todo esse projeto (risos) e só então procuramos um diretor para dar vida a ele. Assim, no início, não havia opção para o pobre Bernard Rose. Ha ha ha!

- Quão bem você conhecia Paganini antes do filme, e alguma coisa mudou depois disso?
DG - Todo violinista conhece a biografia de Paganini e sua música. Se você é um bom violinista e um bom músico em geral, você estudou sobre ele, assim como leu as biografias de Mozart, Beethoven, Brahms, Bach... Faz parte da sua educação musical, e se você é violinista, não pode deixar de conhecer Paganini. Talvez você não saiba tudo, mas ainda assim... Eu sou uma pessoa que realmente gosta de saber de tudo, então já estava bem preparado antes mesmo de pensar no papel.

- "Fiddler of the Devil" você toma isso como um elogio, não há algo sinistro em tal definição?
DG - Você sabe, é como o Rei do Pop, como Elvis - o Rei do Rock. Hoje, todos os músicos têm uma identidade, graças à mídia. Então Paganini era um gênio maravilhoso e fenomenal no violino, mas não menos um gênio por alcançar sua fama e se transformar em um mito.

- Em 2008, você quebrou o Recorde Mundial do Guinness ao tocar o Vôo do Besouro de Rimsky-Korsakov por 1 minuto e 5 segundos. Existe alguma coisa que você não pode tocar com seu violino?
DG - Eu acho que se você é um violinista você deve ser capaz de tocar tudo muito bem. Se não puder, é melhor praticar bastante por horas ou semanas para jogar com facilidade. Ou você pode tocar ou você não pode. Você decide.

- Qual é o próximo passo para um virtuoso como você?
DG - Musicalidade e orquestração são coisas que você sempre desenvolve. Sempre há pontos de vista diferentes, você sempre encontra coisas novas, você muda pessoalmente e amadurece, você se torna mais sábio ou mais eloquente. Não apenas na maneira como você fala e age, mas também na maneira como você aborda a música.

- Qual é a coisa mais valiosa na vida para você?
DG - Saúde! Além de ter grandes amigos e perceber a cada minuto a beleza da vida.

- Qual é o seu sonho a partir de agora?
DG - Espero que por muitos mais anos eu possa me divertir com a música e que as pessoas me vejam fazendo isso.

- Quais são suas impressões sobre o público búlgaro durante sua visita anterior? Você está feliz em voltar para ela?
DG - Ah, com certeza! O show da última vez foi ótimo e todos que estavam lá e gostaram definitivamente devem estar prontos para o novo, porque definitivamente tivemos tempo para criar algo ainda mais emocionante.

Entrevista de Valéria KALCHEVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário