Ontem DG finalmente tomou posse do violino que arrematou dia 3 de junho num leilão em Paris. É oficialmente o guardião do “ex Pugnani Guarneri del Gesu de 1736” – para quem não gosta de nomear objetos, deve ser incômodo ter de conviver com um “ex ...”, mas tratando-se de antigos violinos isso é inevitável! O mestre luthier fabricante desse instrumento é um gênio, e sempre é tempo de conhecermos um pouco mais sobre ele.
Bartolomeo Giuseppe Antonio Guarneri, del Gesù (21/8/ 1698 Cremona – 17/10/1744 Cremona) foi um luthier italiano da família Guarneri de Cremona, contemporâneo e rival do famoso luthier Antonio Stradivari (1644-1737), ambos considerados os melhores luthiers da atualidade.
Guarneri é mais conhecido pelo denominacional del Gesù (literalmente "de Jesus"), já que seus rótulos depois de 1731 incluíam o cristograma IHS e a cruz grega trifólio. O nome 'del Gesù' indicado em seus rótulos era Joseph Guarnerius. Ele, portanto, não usou seu primeiro nome Bartolomeo.
Seus instrumentos diferem da tradição familiar por causa de seu estilo único e são reconhecidos como de qualidade equivalente aos instrumentos Stradivari . Os violinos de Guarneri del Gesù são considerados por algumas opiniões mais suaves, mais robustos e sonoros que os de Stradivari, com uma profundidade de som escura independentemente da pressão do arco.
Menos de 200 de seus instrumentos sobreviveram, todos violinos, com a possível exceção de um violoncelo, com a etiqueta de seu pai datada de 1731, mas que teria sido concluído por ele mesmo devido à doença deste último. Outro violoncelo datado de 1732 também teria sido feito por ele. Nenhuma viola parece ter sido criada, entretanto.
Fonte: https://pt.frwiki.wiki/wiki/Guarneri_del_Ges%C3%B9
#davidgarrett #entrenotas #guarneridelgesu #expugnani #violino #violin #guardião #cremona
Nenhum comentário:
Postar um comentário