Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Ray Charles, Inovador!

 
Ray Charles Robinson (23/9/1930 – 10/6/2004) um pianista norte-americano, pioneiro e cantor de música soul, blues, jazz que ajudou a definir o seu formato ainda no fim dos anos 50, além de um inovador intérprete de R&B.

Texto: Gláucia Gomes
“Ray ficou cego aos sete anos de idade. Existem várias versões explicando a sua cegueira, sendo a mais aceita, uma infecção provocada por água com sabão nos olhos, deixada sem tratamento.Foi na escola para cegos e surdos, na Flórida, que Ray Charles, aprendeu a escrever música e tocar vários instrumentos musicais, entre eles, o piano.

No final dos anos 40, Ray Charles, ainda adolescente, começou a carreira tocando piano e cantando em grupos de gospel. Não demorou muito e trocou a música religiosa por baladas profanas, assinando em 1952 seu primeiro contrato com a Atlantic Records. Se dedicando ao rhythm and blues.

No entanto com a explosão do Rock & roll com Elvis Presley, em 1955, Ray Charles aproveitou a onda e lançou músicas como "I Got a Woman, "Talkin about You", "What I'd Say" e "Litle girl of Mine", que se transformaram em grandes sucessos.

Nessas canções ele reuniu elementos de rhythm and blues e gospel abrindo caminho para a soul music dos anos 60, transformando-o num astro do pop negro.

Ray Charles não se prendeu a nenhum gênero musical. Conviveu com o jazz, gravou soul music, baladas românticas e Rock & Roll. Nesta fase, ele fez sucesso com canções como "Unchain My Heart", "Ruby", "Cry Me a River", "Georgia On My Mind" e baladas country tais como "Sweet Memories", e seu maior sucesso comercial, "I Can't Stop Loving You", de 1962.

As interpretações de Ray Charles sempre foram apreciadas não importando as músicas que cantava. A genialidade do artista, registrada em seus discos, dava a ele uma aura especial evidenciada em suas apresentações ao vivo. A sua musicalidade, a beleza e a graça deixavam o publico extasiado.”

“Hit the Road Jack" uma canção escrita por Percy Mayfield em 1960, ganhou fama ao ser gravada por Ray Charles e despertou o interesse de DG que fez seu próprio arranjo e a incluiu no álbum Alive-My Soundtrack.

Fonte: Ag.Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2016-06/historia-hoje-saiba-mais-sobre-ray-charles-considerado
Video: https://www.youtube.com/watch?v=grO73QJ-B5I
Imagem Ray: Gilles Petard
Imagem DG: Frame ZDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário