Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sábado, 31 de dezembro de 2022

David Garrett toca violino no sofá MusikWoche


Ícones no sofá: David Garrett visitou a redação do MusikWoche com seu violino Gesù. A ocasião? Seu novo álbum »Iconic«, que foi lançado recentemente pela Deutsche Grammophon. Na entrevista, a estrela do violino fala sobre parceiros de dueto, automarketing e avatares.

MusikWoche: O novo álbum foi direto para o número quatro. Quase um posicionamento padrão, certo? David Garrett: Nada na vida é padrão e tenho muita sorte. Semanas antes do lançamento, sempre penso muito se um álbum às vezes não funciona. Este é o meu 16º álbum de estúdio, e por ter tamanha consistência, principalmente com um projeto puramente clássico, comemoro.

MusikWoche: Antes de cada álbum você provavelmente pensa: Para onde está indo?
David Garrett: Estranhamente não. Eu tenho tocado internacionalmente por anos. Eu sei para onde está indo - para o mundo. Estamos sempre tentando abrir novos mercados, por exemplo, vamos para a Austrália no ano que vem. Nunca toquei lá. Mas é claro que tocamos de novo e de novo em muitos países. Já estávamos lá antes do Corona e é para lá que vamos agora.

MusikWoche: Como é o processo de encontrar um álbum como "Iconic"?
David Garrett: Essa é sempre minha escolha, graças a Deus. Mas isso também é a sorte do sucesso. Posso escolher as peças intuitivamente com uma mistura de intuição e razaõ. Intuições são as peças que me movem. Razão é ter um conceito que não deixe o álbum inteiro ficar chato. Uma carreira musical no CD deve estar lá. Presto sempre atenção para não ter dois números na mesma chave e para a velocidade e atmosfera das peças. Tenho inveja de pessoas como Michael Bublé, que conseguem contar uma história com cada música. Para mim, o primeiro passo é coletar o máximo de informações possível. A partir disso, uma espécie de conceito se cristaliza. Sempre fui fã de álbuns com um título provisório. Então você está procurando algo que apoie essa direção. Na mente, um projeto dura quase mais do que é registrado. Depois disso, é prática e talento para executá-lo do jeito que você quer que seja.

MusikWoche: A Deutsche Grammophon lhe deu uma certa liberdade
David Garrett: Eu tenho liberdade, mesmo com a Deutsche Grammophon. Mas também trabalhei nisso por muitos anos. Não apenas por causa do meu sucesso. No círculo clássico, as pessoas sabem: gosto é uma coisa. Mas a qualidade de como tocar não deixa dúvidas. Claro, a Deutsche Grammophon sabe que faço um projeto como esse com bom gosto e sei o que funciona com a gravadora. Se eu tivesse outro projeto em mente, não o teria feito lá porque também não me convinha.

MusikWoche: Embora a gravadora agora seja muito aberta musicalmente.
David Garrett: Isso mesmo. Mas essa abertura, que felizmente existe, posso viver em outro lugar. Para mim, a Deutsche Grammophon ainda é um mito - talvez porque fiz minhas primeiras gravações lá.

MusikWoche: O que você deve considerar se quiser aproximar a música clássica de um público moderno, quase viciado em entretenimento?
David Garrett: É isso? Ou não estamos tão cansados de tanto entretenimento? Acho que o termo tem um gosto residual agora. Quando bem feito, o entretenimento é incrivelmente emocionante e informativo. Isso pode realmente fazer a diferença. Quando eu sair em turnê com o clássico no ano que vem, é claro que vou falar um pouco sobre as peças. Isso é meu jeito. Tenho muitas pessoas na plateia que ainda não estão familiarizadas com concertos de música clássica pura. Acho que eles se sentiriam desconfortáveis se houvesse silêncio o tempo todo. Há uma estória maravilhosa: toquei em um recital uma sonata de Brahms. Uma noite apenas com piano e violino no Leipzig Gewandhaus, eu acho. Em algum momento havíamos chegado à segunda sonata de Brahms, concentrei-me e queria começar, quando uma senhora idosa na platéia se levantou e gritou com fervor: "Sr. Garrett, você está tocando há 45 minutos e você ainda não disse nada." Claro que seu coração desliza para dentro das calças neste momento. Então, espontaneamente, tomei a decisão no palco: vou contar a história. Uma atmosfera diferente nasceu como em um estalar dos dedos. As pessoas de repente tinham sorrisos em seus rostos. Houve uma conexão. As pessoas devem sair do show um pouco mais felizes. Se você pode fizer isso em alto nível - você não pode pedir mais.

MusikWoche: Esse foi o caso em todos os shows desde então?
David Garrett: Esse foi um momento ah.... Depois do show, pensei comigo mesmo: por que não? Encontrei Itzhak Perlman em Nova York para um documentário que fizemos recentemente. Sentamos lá e Itzhak, meu professor, meu ícone, olhou para mim e disse: “Sabe, vou tocar em alguns recitais na próxima temporada e vou fazer no estilo David Garrett. Eu vou falar entre as peças.” Cara, que tipo de elogio é esse?

MusikWoche: Perlman também está no álbum
David Garrett: Isso era uma grande necessidade para mim. Devo muito ao homem. Não que eu esteja fazendo algum favor a ele. Mas para mim é uma pequena glória.

MusikWoche: A seleção dos artistas do álbum foi baseada nas necessidades das respectivas peças?
David Garrett: Para o dueto de violino, estava claro que eu pediria Perlman. Ele é meu professor e a música nos conectou por tantos anos. Perlman sempre me visita nos shows de crossover quando toco em Nova York e acha ótimo o que estou fazendo. Ele também faz muito crossover, está no palco com Billy Joel. Mas, sempre fingimos que a música clássica é sagrada. Leia algumas cartas de Mozart. Sobre Till Brönner: Eu realmente queria fazer »Hora Staccato« com um trompete. Existem dois instrumentos para os quais esta peça tem uma popularidade incrível: o violino clássico e o trompete clássico. É incrivelmente difícil. Conheço Till há uns bons dez anos. Um fantástico trompetista de jazz mas com uma técnica muito boa. Eu sabia que precisava dele. Além disso, eu queria ter esse folclore dele. Se eu tivesse escolhido um trompetista clássico, não seria esse o caso.

MusikWoche: O álbum vem com 26 faixas. 
David Garrett: Mais é mais. Você quer sair em turnê com um álbum como esse. Eu toco no palco por duas, duas horas e meia. Se estou na estrada com a orquestra, um pouco mais. Normalmente nenhum outro músico clássico faz isso. Eles sempre acham que é loucura. Curiosamente, essa era uma prática comum no século XIX. Aliás, as pessoas também batiam palmas entre as frases. Eu apenas trouxe de volta o que era tradição quando os compositores ainda estavam vivos. Eu não deveria ser o violinista mais tradicional que existe? pergunta capciosa.

MusikWoche: A imprensa sempre o retratou como um violinista rebelde. Você ainda é a pessoa do novo álbum?
David Garrett: A rebelião parece diferente. Como se fosse uma rebelião ir para Nova York e fazer dupla especialização em violino na melhor academia de música. Eu era muito ambicioso. Talvez o que me torna diferente é que eu me vesti de maneira diferente no palco.

MusikWoche: Como seria a rebelião então?
David Garrett: Não sei. A única rebelião para mim é tocar mal, e isso de propósito. Isso seria rebelião contra a arte. Eu não posso fazer isso.

MusikWoche: Tecnologia ou emoção - o que é mais importante para você na música?
David Garrett: Você não pode demonstrar emoção se não tiver técnica absoluta. É como jogar futebol. Você deve ter uma técnica fantástica. Você também precisa de criatividade para estar lá com o passe certo no segundo certo. Mas tecnicamente você não deve ter nenhum déficit.

MusikWoche: Quando surgiu a emoção?
David Garrett: Mesmo quando criança, você os consegue ouvindo. Nunca tive que ajudar, é apenas parte do sistema. Mas todos nós temos. Eu a cultivei através do estudo. Você só pode se soltar quando tudo é tão seguro e natural quanto dar um passeio. Quando algo é tão difícil, que não é fácil para você, você tem que praticar até que pareça fácil. Mesmo que seja difícil no momento.

MusikWoche: Além da música clássica, você toca muito rock e pop. Existem diferenças entre os gêneros, por exemplo, em vendas ou marketing?
David Garrett: Eu faço tudo isso. Claro que há uma equipe em torno dele. Mas como algo é feito, quais fotos estão na capa, como algo é projetado - é aí que eu sou o chefe. Portanto, é muito demorado. Uma foto que funciona para capa de crossover não funciona para clássico. Isso tem a ver com gosto. Esse é o princípio e o fim da vida: você deve ter piedade, bom gosto e senso de combinar as coisas. Você não pode colocar um bife na mesa e um hambúrguer do McDonalds ao lado. Isso não combina em nada. Mesmo que eu não queira relacionar isso com a música. Mas a composição de um produto deve ser coerente. As engrenagens têm que se encaixar.

MusikWoche: Como foram os anos de pandemia para você? Muitos colegas não puderam tocar ao vivo.
David Garrett: Eu gosto de tocar para mim. Eu não sou realmente a pessoa de palco que as pessoas sempre pensam que eu sou. Quando você é um músico, você é um músico, não um showman. Sou músico porque gosto de tocar música. É tão divertido em casa quanto no palco - se não mais. E eu não sou uma pessoa preguiçosa. No momento em que soube que nada mais funcionaria, pensei comigo mesmo: como podemos usar o tempo de maneira sensata? Eu sabia que no que estou trabalhando agora me daria tempo quando eu fizesse uma turnê novamente.

MusikWoche: Qual a importância do automarketing para os artistas hoje em dia?
David Garrett: A internet é uma ferramenta incrivelmente legal. Eu sei disso porque faço shows no exterior, em mercados onde nunca dei entrevista e de repente tem 5.000, 6.000 pessoas na sala. Anteriormente, em minha turnê no Japão quando eu tinha 14 anos, tive que voar para o Japão com três semanas de antecedência e fazer entrevistas por alguns dias para promover a turnê e vender ingressos. Depois voltei para a Alemanha. Quatro semanas depois, dei um concerto. Isso não é mais o caso nos dias de hoje. Três vídeos legais e algumas entrevistas por telefone e pronto.

MusikWoche: Em 2010 você comprou ações da DEAG. Como você vê o futuro da música?
David Garrett: Acho que todos nós tivemos um ano ruim. Eu sou realmente mimado. Tivemos uma turnê "Alive" que vendeu muito bem, também internacionalmente. Mas é claro que sei outras coisas de colegas da empresa. Houve muitas falhas relacionadas à produção, o que é compreensível. Lutamos contra uma pandemia por dois anos e meio. As pessoas não têm mais dinheiro sobrando no bolso. Então veio a guerra na Ucrânia. As pessoas não fazem fila para a música de luxo, o que acontece de ser. O dinheiro simplesmente não está solto no momento. No entanto, estou muito otimista em relação ao futuro. Porque poucas coisas na vida nos tornam humanos, nos dão coragem. E quanto mais difícil o momento, mais precisamos dele. Então eu sempre sou positivo quando se trata de música.

MusikWoche: Que tal um avatar de David Garrett no Metaverso?
David Garrett: Se alguém começar a fazer isso, e funcionar e for de boa qualidade, seremos os primeiros a fazê-lo. No momento não vejo grande vantagem em dar um show lá. O legal dos shows é o que estão acontecendo: arrumar o cabelo, se divertir na saída, encontrar os amigos antes, beber uma cerveja, o cheiro da casa de shows. São muitas impressões sensoriais: quando a luz se apaga. A expectativa, a emoção. Como é a pessoa? O que esta acontecendo hoje? Esta experiência no espaço. Cada quadrado tem uma certa acústica diferente. Isso que é vida.

MusikWoche: A indústria mudou fundamentalmente. Para melhor?
David Garrett: Você sabe o que é melhor? Ninguém que é realmente bom não terá uma carreira hoje. Hoje em dia existem meios se você fizer algo grande, não importa onde você esteja: seja em Papua Nova Guiné ou na Alemanha. Todos têm as mesmas chances.

MusikWoche: Quem estaria sentado à nossa frente hoje senão David Garrett, o violinista estrela? David Garrett: Eu seria bom em qualquer coisa. Não porque sou o mais talentoso em todas as áreas, mas porque sou incrivelmente detalhista. Quando faço algo, concentro-me 100% nisso. Então eu durmo isso, como isso, bebo isso, vivo isso. O que quer que eu fizesse, seria a minha vida, então eu faria bem.

Entrevista: Norbert Schiegl e Lisa Nehrko
rn

Nenhum comentário:

Postar um comentário