Franz Waxman (24/12/1906 – 24/2/1967) teve uma variedade de vidas musicais: como compositor, regente e empresário. Ele nasceu em Konigshutte, Alta Silésia/Alemanha de ascendência judaica, sendo conhecido principalmente por seu trabalho no gênero musical para cinema.
Suas trilhas para filmes incluem Noiva de Frankenstein, Rebecca, Sunset Boulevard, Um Lugar ao Sol, Stalag 17, Janela Indiscreta, Peyton Place, A História da Freira, Taras Bulba. Ele recebeu doze indicações ao Oscar e ganhou dois em anos consecutivos (Sunset Boulevard e A Place in the Sun). Ele também recebeu um Prêmio Globo de Ouro pelo filme anterior. Bernard Herrmann disse que o placar para Taras Bulba foi "o placar de uma vida".
Ele também compôs obras para concertos, incluindo o oratório Joshua (1959) e The Song of Terezín (1964-65), uma obra para orquestra, coro e coro infantil baseado em poesia escrita por crianças no campo de concentração de Theresienstadt durante a Segunda Guerra Mundial. Waxman também fundou o Los Angeles Music Festival em 1947, com o qual dirigiu uma série de estreias na Costa Oeste de outros compositores de filmes e compositores de concertos.
No repertório oficial de DG para Violino e Orquestra, consta a bela “Carmen Fantasie”.
Fontes: https://en.wikipedia.org/wiki/Franz_Waxman
https://www.david-garrett.com/en/repertoire
Imagem original DG: https://www.instagram.com/p/B96tI_2n09m/
Vídeo oficial: https://www.youtube.com/watch?v=-BUDf0hkFYo
#davidgarrett #franzwaxman #trilhasonora #entrenotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário