Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Hoje é o Dia do Violino!


Embora 17 de junho seja considerado o "Dia Internacional do Violino", alguns países homenageiam hoje o encantador e exigente instrumento.

DG, um colecionador de violinos, tem alguns instrumentos acústicos da era de ouro - séc.18 - até peças elétricas moderníssimas, seus companheiros na música e na vida!

O violino é o menor de uma família de instrumentos de cordas, que incluem a viola e o violoncelo. Como eles, é um instrumento que é tocado principalmente com um arco, que fricciona as cordas e produz um som contínuo em cada movimento. Associado pela maioria das pessoas a ambientes mais clássicos e formais, a verdade é que o violino - ou o seu antecessor - nasceu a galope nas mãos de cavaleiros turcos e mongóis, que tocavam um instrumento de duas cordas com arcos de crina de cavalo.

O criador do violino na sua forma atual terá sido o italiano Gasparo de Salò, no século XVII, tendo sido inicialmente fabricados por Stradivarius, Amati e Guarnieri, mestres nunca superados.

Tornou-se num instrumento fundamental em grande parte da música clássica, tanto solo, como parte do naipe de cordas de uma orquestra. Mas a sua versatilidade permitiu que fosse integrado a muitos estilos de músicas, como por exemplo folclórica, jazz, rock in roll e outros.

Apesar de ter apenas 4 cordas, o violino é considerado um dos melhores instrumentos para tocar, mas também um dos mais difíceis, requisitando fortes músculos nos braços e um ouvido apurado.

Fontes:
https://www.salaomusical.com/pt/blog-instrumentos-musicais/54_hoje-e-dia-do-violino.html
https://www.calendarr.com/portugal/dia-do-violino
#davidgarrett #entrenotas #violin #violino #instrumento #exigente

Nenhum comentário:

Postar um comentário