Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Clima Doidinho!

Texto de José Vicencio Veloso/Meteored Chile

Todos nós, e isso inclui DG, já percebemos que o clima em nosso planeta está instável, utilizando um adjetivo suave! O fato é que “o clima do Hemisfério Norte ficou "louco". Enquanto a Europa vive uma das ondas de calor mais intensas da história, os Estados Unidos e Canadá experimentaram um frio brutal que afetou mais de 250 milhões de pessoas. É assim que esse inverno incomum no Hemisfério Norte vem se desenvolvendo. Do outro lado do Atlântico, dezembro começou com temperaturas muito baixas em todo o velho continente. Em meados de dezembro, as mínimas ficaram entre 0 e -10ºC em grande parte da França, Alemanha e Polônia.

Mas os europeus receberam um "presente" de Natal antecipado. Poucos dias antes da véspera de Natal, um forte fluxo de sudoeste transportou o ar quente de latitudes mais baixas, ou seja, de setores como o Mediterrâneo para o norte.

Isso fez com que o clássico branco do Natal fosse substituído por um clima úmido e temperado. No final de dezembro, um novo pulso de ar quente aumentaria ainda mais as temperaturas.

Com maior intensidade, esta onda de calor atingiu duramente a Alemanha, a República Checa e Polônia, com anomalias de temperatura de até +18ºC acima da média climatológica. Várias cidades quebraram os recordes diários de temperatura mais altos para o mês de janeiro.

Em Javorník, na República Checa, a temperatura mais alta chegou a 19,6ºC, quando o normal é de apenas 3ºC. O mesmo sucedeu em Korbielów, na Polônia, com 19ºC em pleno inverno, quando a normal nesta época é de apenas 1ºC.

O fato de ser inverno significa que o impacto da onda de calor nas pessoas é menor do que se fosse em pleno verão, mas também não significa que em termos climáticos não seja uma anormalidade, uma 'loucura'. Se no verão ocorresse uma anomalia deste tipo, as temperaturas máximas ultrapassariam facilmente os 40ºC.

Ao mesmo tempo, esta onda de calor provocou uma diminuição no consumo de gás, reduzindo as chances de cortes de abastecimento devido aos problemas associados à guerra entre Rússia e Ucrânia. Uma boa notícia dentro dessa situação anômala."

Como tem sido seu inverno?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário