“O arco é o responsável por produzir o som no violino, a fricção das cerdas nas cordas geram um atrito que produz o som peculiar que todos conhecemos. Porém existem algumas técnicas, que quando executadas geram sons distintos entre si, estas técnicas variam desde a famosa “tremida” de mão até tocar com a madeira do arco.
Coll Legno - Inusitada, consiste em virar o arco de modo com que a madeira fique sobre as cordas e a fricção da mesma produza o som.
Corda dupla - A corda dupla é uma técnica de arco, que significa basicamente tocar duas cordas ao mesmo tempo, produzindo um som uníssono.
Glissando - O violinista desliza o dedo sobre a corda e toca todas as notas dentro de um certo intervalo.
Harmônico - Assim como o vibrato também é produzido pela mão esquerda. Sua execução consiste em apoiar a polpa dos dedos em pontos estratégicos da corda, para que a leveza do toque produza um som parecido com o da flauta.
Pizzicato - Apesar de não ser uma técnica de arco, o pizzicato é executado com a mão direita. Para executá-la, os violinistas tiram o arco de sua posição original e passam a beliscar e a dar pequenos puxões nas cordas.
Sul ponticello - Outra técnica de arco, nessa o violinista passa o arco bem próximo ao cavalete, o que resulta num som brilhante e estridente.
Sul tasto - Nessa o violinista passa o arco bem próximo ao espelho, o que origina um som suave e aveludado.
Tremolo - Uma das mais bonitas, o violinista movimenta o arco bem rápido para cima e para baixo em uma determinada área (geralmente na ponta do arco), produzindo assim um som eletrizante. O pode-se também tocar o tremolo com corda dupla, o que o torna mais bonito.
Vibrato - É com certeza a técnica mais conhecida do violino. Existem 3 tipos de vibrato: o de dedo, o de punho e o de braço e consiste basicamente em fazer o som vibrar, formando uma leve flutuação na afinação da nota para cima e para baixo. Utiliza-se o vibrato de dedo nas notas de menor valor (mais rápidas), o de punho é um intermediário e o de braço é usado em notas de maior duração. Através do vibrato o músico pode expressar diversos sentimentos na música executada, como: paixão, drama, tristeza e naturalmente alegria.”
Fonte: Sobre Violino
https://sobreviolino.wordpress.com/tag/tremolo/
#davidgarrett #entrenotas #mestredoviolino #sons #diferentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário