"Dizem os especialistas que a Bateria ou Orquestra de Percussão é o coração da escola de samba. Através dela a cadência e o ritmo do samba são marcados, contagiando passistas, foliões e integrantes, para que façam uma linda apresentação.
Quando entram na avenida a pulsação dos aparelhos de percussão, do surdo de primeira – responsável pela marcação principal; do surdo de segunda e do surdo de terceira; tamborim, prato, repique, chocalho, caixa de guerra, cuíca, agogô, reco-reco, pandeiro e triângulo, emocionam a todos que assistem ao espetáculo, levando animação, fazendo com que ninguém consiga ficar parado."
“FURIOSA é o nome da Orquestra de Percussão ou Bateria da Escola de Samba do Salgueiro, que pulsa em vermelho e branco. É o ritmo salgueirense que chega para abalar a passarela do carnaval. E quando vem… não há quem consiga ficar parado.
Quando se ouve a bateria, surge em forma de ritmo, um patrimônio cultural de valor único, um ritmo firme, cadenciado, cheio de ginga. O corpo responde em louvação. É a Furiosa! É a batida de um coração que explode cada vez que ela se posiciona na avenida e abre os caminhos para o cortejo que desfila todos os anos.
Consagrada com sete Estandartes de Ouro e várias outras premiações, a bateria enche de orgulho os salgueirenses que sentem o corpo arrepiar toda vez que o repique chama e toda escola responde.
Uma apoteose feita de som e de fúria.”
Seria
possível imaginar um violino com uma orquestra de percussão? Bem, com a
criatividade de DG tudo é possível!
Fontes: https://www.salgueiro.com.br/a-furiosa/
https://brasilescola.uol.com.br/carnaval/bateria.htm
Imagem: Alex Nunes/Site Salgueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário