Os energéticos são bebidas comerciais que combinam substâncias como a cafeína, os aminoácidos (como a taurina), carboidratos (como derivados da glicose), vitaminas e, em alguns casos, extratos de plantas medicinais, como o ginseng e o guaraná.
De fato, a bebida funciona e serve para prolongar a energia quando o corpo precisa. No entanto, nos últimos anos, vários estudos demonstraram que uma única lata ingerida causa alterações em várias funções do corpo. Sendo assim, seu consumo diário poderia levar ao desenvolvimento de vários problemas cardiovasculares.
Uma única lata contém quantidades elevadas de cafeína equivalentes a: quatro xícaras de café filtrado, dois espressos, quatro latas de coca-cola ou seis xícaras de chá: uns 300 mg, aproximadamente.
Uma pessoa saudável pode ingerir de forma moderada entre 100 e 300 mg de cafeína por dia, no máximo 400 mg. Especialistas concordam que esta alta dose não causa riscos para a saúde, sempre que os energéticos não forem combinados com outras substâncias, como o álcool, por exemplo. Essa combinação e o consumo exagerado podem causar efeitos secundários perigosos como: taquicardia; palpitações ou aumento da pressão arterial; insônia; nervosismo; falta de coordenação motora.
Além disso, um dos principais problemas está na combinação de cafeína com outras substâncias que podem ser bastante perigosas, como por exemplo o aspartame, composto que estudos demonstraram ser neurótico, metabólico, fatal, hipoalergênico e cancerígeno. Ele também tende a causar um vício, fazendo com que o consumidor não se sinta satisfeito com apenas uma lata.
Fonte: Melhor com Saúde
https://melhorcomsaude.com.br/consequencias-tomar-redbull-outras-bebidas-energeticas/?
fbclid=IwAR2Gt_HRNDkpQ3778Ebih6R6yZ09UeGexTYlchHz4MXDRiDZYG4rrsncwho
fbclid=IwAR2Gt_HRNDkpQ3778Ebih6R6yZ09UeGexTYlchHz4MXDRiDZYG4rrsncwho
Imagens sem crédito
Nenhum comentário:
Postar um comentário