Isaac Manuel Francisco Albéniz y Pascual (29/5/1860 – 18/5/1909) foi um virtuoso pianista, compositor e maestro espanhol. Ele é um dos principais compositores da era pós- romântica, que também teve uma influência significativa em seus contemporâneos e compositores mais jovens. É mais conhecido por seus trabalhos para piano baseados em expressões idiomáticas da música folclórica espanhola.
Em 1876, o prestígio de Albéniz era amplamente conhecido nos círculos aristocráticos de Madrid. Albéniz forjou seu próprio caminho independente. Homem de imaginação inesgotável foi além do campo da própria música, chegando a inventar situações e anedotas que registrou em seu diário, que embora úteis no estudo de sua personalidade, requerem um certo escrutínio ou pelo menos a habilidade de separar o fato da ficção.
Sendo um virtuoso compositor de piano, Isaac Albéniz também compôs música para outros instrumentos. Dedicou mais de uma década de seus quase quarenta e nove anos de vida a escrever temas para o teatro, como, por exemplo, sua obra operística de maior sucesso, Pepita Jiménez, também se dedicou a concertos e a gravação de sua ópera Merlin. Durante sua carreira, ele escreveu canções - mais de duas dezenas - bem como vários temas orquestrais e de câmara.
O acervo pessoal de Isaac Albéniz encontra-se na Biblioteca da Catalunha e no Museu da Música de Barcelona. O acervo de DG, nomeia “Asturias” em seu repertório Crossover.
Fonte: https://es.wikipedia.org/wiki/Isaac_Alb%C3%A9niz
Imagem Isaac Albéniz: https://pqpbach.ars.blog.br/wp-content/uploads/2017/10/isaac-albeniz-4.jpg
Imagem DG: https://www.david-garrett.com/de/media/fotos/pressefotos
Vídeo Astúrias: https://www.youtube.com/watch?v=j_2qOn_QBgY
#davidgarrett #isacalbenizpascual #compositor #composer #entrenotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário