Joseph Joachim Raff nasceu em 1822 em Lachen, Suíça, filho de pai alemão originário de Wurtemberg e emigrado na Suíça e mãe suíça originária de Schwyz. Raff tornou-se professor em 1840. Depois de conhecer e fazer amizade com o Kapellmeister de Zurique, Franz Abt, decidiu converter-se em compositor de forma autodidata, aprendendo sozinho piano, violino e composição. Enviou as suas primeiras peças para piano a Felix Mendelssohn-Bartholdy que as recomendou vivamente ao seu editor em 1843. Em 1845, Raff conheceu Franz Liszt que o convidou a ir à Alemanha, chegando a ser seu secretario particular de 1850 a 1856. Foi igualmente neste período que foi amigo de Hans von Bülow - que chegou a ser um dos diretores de orquestra mais famoso do seu tempo.
Depois desta época, deu lições de piano e harmonia como forma de rendimento. Em 1877, nomeado primeiro diretor do ” Konservatorium” de Frankfurt-am-Main, deu aulas do curso de composição a Edward MacDowell, o seu aluno mais destacado.
A sua Primeira Sinfonia obteve o primeiro prémio da “Wiener Gesellschaft der Musikfreunde”, à frente de sinfonias de compositores reputados como Carl Reinecke ou Robert Volkmann.
Raff se considerava um compositor independente, adotando elementos do novo estilo alemão de List e Wagner, mas modelando suas obras em seus predecessores Mendelssohn e Schumann. Produziu 11 sinfonias, concertos para vários instrumentos, óperas, coral e música de câmara e obras para piano. Infelizmente, à época de sua morte, Raff foi percebido como tendo falhado em desenvolver um estilo pessoal consistente e sua música foi rapidamente esquecida.
Embora o compositor ainda não esteja incluído no repertório oficial de DG, “6 Morceaux, Op. 85:III. Cavatina” de Joachim Raff está incluída em seu recente CD Iconic.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Joachim_Raff
https://interlude.hk/joachim-raff-composer/
Imagem Joachim Raff
https://pt.wikipedia.org/wiki/Joachim_Raff#/media/Ficheiro:Jjraffportrait.jpg
Vídeo oficial: https://www.youtube.com/watch?v=oJX9XJ627iU
#davidgarrett #joachimraff #composer #compositor #entrenotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário