Sua poderosa voz musical e política atravessou a história turbulenta de guerra, ditadura e austeridade da Grécia. Mikis Theodorakis (29/7/1925 - 2/9/2021) sempre tinha uma palavra a dizer.
Muitos associam o nome Mikis Theodorakis à música do filme cult vencedor do Oscar, "Zorba, o Grego" - DG incluiu a melodia em seu repertório Crossover oficial - que o tornou uma estrela global em meados da década de 1960. A dança que acompanha, o Sirtaki, é considerada por muitos não gregos como a epítome da dança folclórica grega, embora a sequência de passos tenha sido inventada especialmente para o filme.
Mas Theodorakis compôs muito mais do que música tradicional, escrevendo mais de mil canções, muitas delas baseadas nas obras de poetas gregos, que há muito se tornaram parte da herança popular de sua terra natal. Ele também compôs inúmeras sinfonias e óperas, bem como música de câmara, balé e cinema.
Mikis Theodorakis nasceu na ilha de Chios, no Mar Egeu e gostava particularmente de música clássica; escreveu suas primeiras composições aos 13 anos e deu seu primeiro concerto aos 17. O jovem Mikis sonhava com uma carreira como músico e inscreveu-se como estudante no Conservatório de Atenas. Mas o destino logo atrapalharia seus planos.
Durante a ocupação da Grécia pelas tropas alemãs, Theodorakis lutou na resistência contra os nazistas. Durante a Guerra Civil Grega (1946-49), o compositor foi preso várias vezes como oponente comunista do regime. Ele foi torturado e duas vezes enterrado vivo, sendo salvo apenas por acaso. Após sua libertação do campo de trabalho de Makronisos, Mikis foi fisicamente destruído, mas sua paixão pela música permaneceu forte.
Theodorákis é também conhecido por sua posições políticas de esquerda as quais expressa abertamente, incluindo durante o governo da junta militar que comandou a ditadura grega que o prendeu e baniu suas canções. Sua trajetória política é cheia de altos e baixos.
Mas até o fim ele não resistia em falar. Embora não fizesse mais aparições públicas, ele criticava o status quo online, inclusive durante a crise de Corona, como quando o governo de Atenas inicialmente não concedeu subsídios a músicos desempregados. Quando algo acontecia na Grécia, todos ainda queriam ouvir sua opinião.
Vídeo oficial: https://www.youtube.com/watch?v=SPgN1tQEZLU
Fonte: DW/en/musical folk hero mikis theodorakis
#davidgarrett #mikitheodorakis #zorba #grego #musica #politica #music #politic #esquerda #entrenotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário