Que a música como um todo é um trabalho em conjunto nós sabemos, não basta ser um excelente instrumentista como DG e achar que isso bastará. O processo de se construir uma música depende de várias etapas e, tão importante quanto a parte de criação é a parte técnica.
Dick Scheepbouwer (26/7) tem acompanhado DG há muitos anos, como engenheiro de som.
Um engenheiro de som é um profissional com treino e experiência na captação e manipulação do som através de meios mecânicos ou eletrônicos. O campo da engenharia de som integra muitas disciplinas, incluindo a engenharia eléctrica, acústica e produção musical. É fundamental para o Engenheiro de som ter conhecimento nas mais diversas áreas de tais ciências, uma vez que tudo é integrado.
É fundamental também, que o Engenheiro tenha conhecimentos de música, pois isto o auxilia em decisões de posicionamento e escolha de microfones, bem como em decisões de mixagem, além de ser dotado de um ouvido treinado, ter a capacidade de ouvir erros que os músicos e produtores não prestaram atenção.
Os engenheiros de som devem também estar familiarizados com o design, instalação e operação de equipamentos para gravação, distribuição e amplificação de som, bem como processadores de áudio... precisa também ser habilidoso para oferecer um bom trabalho!
Fonte: SomBox/o que realmente faz um engenheiro de som áudio
Nenhum comentário:
Postar um comentário