Beethoven é o grande ídolo de DG. “Sonata ao Luar” é o apelido pelo qual é conhecida sua bela Sonata Nº.14 em C menor. Sonata é um termo que deriva do idioma italiano, embora as suas origens mais remotas estejam no latim sonāre. Uma sonata é uma obra musical que costuma combinar dois temas que produzem um contraste, um tipo de composição musical para um único instrumento ou para pequeno conjunto. Normalmente, a sonata é dividida em três partes relacionadas entre si.
Sonata Barroca ou Sonata em Trio é uma formação musical, que foi especialmente popular no fim do século XVII e início do século XVIII, composta normalmente para dois instrumentos melódicos solistas e baixo contínuo, totalizando as três partes que deram o nome ao conjunto. Os instrumentos melódicos utilizados são quase sempre dois violinos.
O classicismo estabeleceu a Forma Sonata, uma composição elaborada para instrumentos solistas, composta em três estilos de movimentos: dois rápidos e um lento, sendo um deles mais tradicional. Seguiam-se estas etapas na composição de uma sonata: exposição, desenvolvimento, re-exposição. Esse tipo de arte foi desenvolvida pela Escola Clássica de Viena e tinha como compositores principais: Mozart, Haydn, Beethoven e sua principal característica era provocar grandes contrastes através de variações de tons e temas, causando sensação de dramaticidade às composições. Durante o período se tornou padrão utilizar a Forma Sonata, sempre no primeiro movimento de uma sinfonia.
Fonte: Blog Hamonia Produções/o que é sonata
Blog guitarpedia/o-que-e-sonata-e-forma-sonata-pt1
#davidgarrett #sonata #classico #classic #klassic #sonataaoluar #beethoven #entrenotas #composição #musical
Nenhum comentário:
Postar um comentário