Bartolomeo Giuseppe Guarneri (21/8/1698 – 17/10/1744) foi um luthier italiano da família Guarneri de Cremona. Ele rivaliza com Antonio Stradivari (1644–1737) no que diz respeito ao respeito e reverência concedidos a seus instrumentos e para muitos músicos e colecionadores proeminentes, seus instrumentos são os mais cobiçados de todos. Os instrumentos feitos por Guarneri são freqüentemente chamados de Del Gesùs.
Guarneri é conhecido como del Gesù (literalmente "de Jesus") porque seus rótulos depois de 1731 incorporaram o nomen sacrum, IHS (iota-eta-sigma) e uma cruz fleury. Seus instrumentos divergiram significativamente da tradição familiar, tornando-se exclusivamente seu próprio estilo.
Eles são considerados iguais em qualidade aos de Stradivari e considerados por alguns como superiores. Os violinos de Guarneri costumam ter um tom mais escuro, robusto e sonoro que o de Stradivari.
Menos de 200 peças de Guarneri sobreviveram. São todos violinos, embora um violoncelo com a etiqueta de seu pai, datado de 1731, pareça ter sido concluído por del Gesù. A qualidade e a escassez de seus instrumentos resultam em preços de venda superiores a US$ 10 milhões.
DG, agraciado de muitas maneiras pela vida, conseguiu arrematar num leilão dia 3.6.2022 em Paris uma destas preciosidades - ex Pugnani Guarneri del Gesu de 1736 - pelo módico preço de 3,4 milhões e recebeu há pouco por empréstimo uma outra peça - “Baltic” de 1731 - vendida em leilão no dia 16.3.2023 por US$ 9,44 milhões.
Fonte: Wikipedia
#davidgarrett #guarneri #delgesu #violino #violin #cremona #italy #sec18 #entrenotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário