Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Bartolomeo Giuseppe Guarneri - Del Gesú

 
Bartolomeo Giuseppe Guarneri (21/8/1698 – 17/10/1744) foi um luthier italiano da família Guarneri de Cremona. Ele rivaliza com Antonio Stradivari (1644–1737) no que diz respeito ao respeito e reverência concedidos a seus instrumentos e para muitos músicos e colecionadores proeminentes, seus instrumentos são os mais cobiçados de todos. Os instrumentos feitos por Guarneri são freqüentemente chamados de Del Gesùs.

Guarneri é conhecido como del Gesù (literalmente "de Jesus") porque seus rótulos depois de 1731 incorporaram o nomen sacrum, IHS (iota-eta-sigma) e uma cruz fleury. Seus instrumentos divergiram significativamente da tradição familiar, tornando-se exclusivamente seu próprio estilo.

Eles são considerados iguais em qualidade aos de Stradivari e considerados por alguns como superiores. Os violinos de Guarneri costumam ter um tom mais escuro, robusto e sonoro que o de Stradivari.

Menos de 200 peças de Guarneri sobreviveram. São todos violinos, embora um violoncelo com a etiqueta de seu pai, datado de 1731, pareça ter sido concluído por del Gesù. A qualidade e a escassez de seus instrumentos resultam em preços de venda superiores a US$ 10 milhões.

DG, agraciado de muitas maneiras pela vida, conseguiu arrematar num leilão dia 3.6.2022 em Paris uma destas preciosidades - ex Pugnani Guarneri del Gesu de 1736 - pelo módico preço de 3,4 milhões e recebeu há pouco por empréstimo uma outra peça - “Baltic” de 1731 - vendida em leilão no dia 16.3.2023 por US$ 9,44 milhões.

Fonte: Wikipedia
#davidgarrett #guarneri #delgesu #violino #violin #cremona #italy #sec18 #entrenotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário