Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Lembrando: "Cada concerto é um desafio!"

 
É assim que David Garrett se sente. No Kurpark Classix ele toca novamente em sua cidade natal, Aachen - um dia antes de seu aniversário.

Aquisgrano. Será um concerto muito especial quando David Garrett no domingo, 3 de setembro, como parte do Kurpark Classix, apresentará o concerto para violino de Tschalkowski.

Porque o famoso filho da cidade regressa aos palcos de Aachen pela primeira vez em mais de dez anos. Será um trabalho suado para ele, o maestro Justus Thorau e a Orquestra Sinfônica de Aachen, como Garrett (36) anunciou na entrevista com Michael Loest. Porque além de todo o virtuosismo que a peça inspira e exige dos músicos da orquestra, acima de tudo ele quer enfatizar a caligrafia melódica do compositor russo. E os fogos de artifício após seu concerto em casa marcarão um dia especial para o violinista.

- Sr. Garrett, qual é a sua relação com o único concerto para violino de Tchaikovsky, que irá apresentar no Kurpark com a Orquestra Sinfónica de Aachen?

Garrett: Toquei concerto para violino pela primeira vez quando tinha doze anos. Isso foi em Hilversum, na Holanda e me apresentei com a orquestra local. Embora já tenham se passado alguns anos desde a estreia da peça, ainda acho que é um concerto muito exigente, para o qual é preciso trabalhar duro sempre. Para mim é um dos concertos mais bonitos de sempre, porque é uma combinação maravilhosa de virtuosismo e melodia. Este concerto para violino é o primeiro grande concerto para violino que Ieli gravou em CD, naquela época em Moscou, no Tschalkowskl Konservatorlum. Isso foi muito impressionante.

- Diz-se que a composição tem um efeito revitalizante. Coloca esse fato na sua frente como desafio particular ao executar os três movimentos?

Garrett: Acima de tudo, posso confirmar que você estará encharcado de suor e realmente exausto, quando tiver tocado os três movimentos. É mais provável que o efeito revitalizante se aplique ao público se o solista, a orquestra e o maestro tiverem feito um bom trabalho. - Você acha um desafio colocar sua própria marca em muitas peças, como o Concerto para Violino de Tchaikovsky, ou esse desejo não é relevante para você? Garrett: É natural encontrar seu próprio som, seu próprio conceito tonal e sua própria interpretação de uma composição através de suas próprias experiências e vivências. O fato de você ter uma maneira muito pessoal de interpretar uma peça e depois executá-la é uma parte importante de como você se vê como solista. O conjunto de escrita que o respectivo trabalho especificou.

- É revitalizante ser reconhecido ao visitar sua cidade natal?

Garrett: Claro que estou muito feliz que as pessoas da minha cidade natal estejam orgulhosas de mim. É uma coisa linda quando as pessoas te respeitam. Também faz parte do meu trabalho e da minha vida querer ser notado. Sou sempre amigável com as pessoas que me abordam porque é gratificante para mim que as pessoas gostem e apreciem o que eu toco.

- Foi por acaso que você encontrou essa data para tocar?
Garrett: Sim, foi uma coincidência absoluta. É claro que estou muito feliz por estar no meu país no dia do meu aniversário e estarei comemorando com amigos e familiares.

- Você notou uma mudança na percepção da música clássica entre os jovens desde que explorou a música moderna?

Garrett: A percepção dos jovens mudou radicalmente nos últimos anos. O acesso à música simplesmente se tornou universal através das redes sociais. Quando eu ainda morava em Aachen, tive que frequentar vários departamentos de CD para conhecer rock, pop, jazz ou música clássica. Agora você pode ouvir tudo no conforto da sua casa. Como resultado, muitas pessoas também desenvolveram gostos musicais diferentes e quase não existem mais rock'n'rollers, puros clássicos ou punks típicos. A maioria das pessoas está muito aberta a uma ampla variedade de gêneros e estilos musicais. Esta simultaneidade torna a atualidade ainda mais fascinante.

- Você agora encontra o equilíbrio entre perfeição técnica e expressão emocional com uma certa rotina ou ainda considera cada show um desafio?

Garrett: Para mim cada concerto é ainda e sempre um grande desafio e também acredito que esta atitude nunca irá mudar. A rotina nunca é benéfica para um artista.

- Faz muito tempo que você não faz um show em Aachen. Há falta de locais com instalações adequadas?

Garrett: Não, de jeito nenhum. Acho que sempre foi por causa da minha agenda lotada que não apareci aqui com mais frequência. É por isso que estou ainda mais feliz agora que finalmente volto no início de setembro.

- Você decidiu desde o início que queria ser um solista duplo? Por um lado continua a apostar no repertório clássico puro, mas por outro lado não ignora os impulsos do rock e da música pop.
Garrett: Curiosamente, nunca pensei sobre isso. Na minha vida sempre abordei as coisas que me faziam feliz. Também não vejo nenhuma duplicação neste ponto. No final eu toco o mesmo instrumento

- As pessoas em Aachen estão extremamente orgulhosas de você. Você já alcançou um público incrível. Você ainda tem objetivos e aspiração de refinar sua expressão como instrumentista?

Garrett: Espero que essa busca nunca termine. Começa de manhã e termina à noite, quando você vai dormir. A necessidade de melhorar constantemente só faz uma breve pausa, por algumas horas, quando estou dormindo. Gosto de comparar esse esforço com uma maratona ao longo da vida, que não conhece tempo, porque uma verdadeira luz interior de contentamento nunca chega para um solista. É uma busca constante. Você tem que aprender a aceitar essa luta por um pedaço do mundo e tentar conviver com isso. Por outro lado, você também recebe muito em troca. Minha vida não é toda autocrítica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário